O zagueiro David Luiz marcou um gol de falta pelo Flamengo na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, nesta quarta-feira (6/11), no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lance ocorreu aos 7 minutos do segundo tempo.
O tiro livre era próximo à meia-lua, favorecendo a finalização com o pé esquerdo. Mesmo assim, David Luiz, que é destro, encarregou-se da cobrança. E ele fez o uso da “malandragem” para conseguir um ângulo melhor no arremate.
Antes do chute, o ex-defensor da Seleção Brasileira reclamou da posição da barreira com o árbitro Gustavo Ervino Bauermann. Instantes depois, o lateral-esquerdo Marlon, do Cruzeiro, afastou-se dos demais colegas. Era a “brecha que o sistema queria”.
David Luiz bateu exatamente no espaço entre Marlon e Kaio Jorge, surpreendendo o goleiro Cássio, que tocou na bola, mas não evitou o gol flamenguista no Horto.
A jogada pegou “desprevenida” até mesmo a transmissão do Premiere. Enquanto uma das câmeras focava na barreira do Cruzeiro, a bola passou como um “vulto”. Em seguida, uma imagem mais aberta mostrou a redonda no fundo da rede.
Assista ao gol de David Luiz
Em entrevista ao Premiere, David Luiz explicou o gol. “Estava brincando com o Marlon que a bola ia passar por fora. Ele andou, abriu espaço, e eu bati”.
Na coletiva, o técnico Filipe Luís exaltou o zagueiro. “Não treinamos, é uma genialidade dele. Foi uma sacada do David Luiz. Um líder não se faz pela faixa de capitão ou pelo discurso, mas pelo dia a dia. Feliz por ele, foi muito importante na vitória de hoje”.
Gols de falta de David Luiz
O gol diante do Cruzeiro foi o sétimo de falta na carreira de David Luiz. O mais famoso aconteceu nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, em que o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1.
Já o tento anterior havia sido anotado pelo Chelsea, em 31 de janeiro de 2017, no empate por 1 a 1 com o Liverpool, em Anfield, pela Premier League.
Aos 37 anos, David completou 780 partidas oficiais e chegou a 45 gols como profissional. Ele começou a carreira no Vitória e defendeu Benfica, Chelsea, Arsenal, Paris Saint-Germain, Flamengo e Seleção Brasileira.
Momento do Flamengo
Com o triunfo sobre o Cruzeiro, o Flamengo alcançou 58 pontos, na quarta posição, e está praticamente garantido no G6, que dá vaga na Copa Libertadores de 2025.
O clube carioca agora foca na final da Copa do Brasil, contra o Atlético. Com vantagem de 3 a 1 no duelo de ida, no Maracanã, o rubro-negro mede forças com o Galo às 16h de domingo (10/11), na Arena MRV, em BH, pelo confronto de volta.