O empate por 0 a 0 entre Flamengo e Atlético, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, ficará marcado para sempre na memória do nigeriano Ogundana Shola. Foi nesta quarta-feira (13/11) que o atacante rubro-negro disputou uma partida profissional pela primeira vez na carreira.
Aos 19 anos, Shola entrou no fim do jogo no Maracanã, aos 44 minutos, sem muito tempo para mostrar seu futebol ao torcedor que ainda não o conhece. Segundo a plataforma de estatísticas Sofascore, o atacante teve três ações com bola e duas finalizações – uma bloqueada e outra para fora.
“Me sinto muito bem. Eu sonho com isso minha toda. Estou muito feliz que pude estrear hoje. Foi uma ótima oportunidade para mim”, celebrou o jovem.
Destaque no sub-20 do Flamengo e parceria com Filipe Luís
Shola chegou ao Flamengo em abril do ano passado, emprestado pelo Remo Stars, da Nigéria. Ele havia sido descoberto pelo clube carioca em 2022, n a disputa da Viarregio Cup, torneio de base que ocorre na Itália. Em função das boas atuações do atacante na competição, o clube brasileiro enviou observadores para a África e, depois, acertou o empréstimo.
O nigeriano foi um dos principais destaques do sub-20 do Flamengo nas conquistas da Copa Libertadores, Intercontinental e Copa do Brasil – todos nesta temporada. Na final continental, inclusive, ele marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors.
Responsável por promover a estreia de Shola no profissional, o técnico Filipe Luís foi o comandante do atacante no título do Intercontinental, conquistado sobre o Olympiacos, no Maracanã, em agosto. À época, o ex-lateral-esquerdo rasgou elogios ao jogador.
“Ele é um jogador que já tem uma característica de jogo muito marcada, que é velocidade, tem um bom um contra um. Precisa de espaço para poder desempenhar bem. Ele vem assimilando bem, vem crescendo muito e é um jogador que também demonstrou que pode jogar em outras posições e fazer várias funções. Ele se sacrifica bastante pela equipe. Então, me agrada muito. É um prazer trabalhar com ele, porque ele realmente é um dos diferenciais, talvez seja o grande diferencial da nossa equipe, porque é um jogador muito perigoso, letal e nos dá toda a possibilidade de jogar com a bola. Jogada combinada, mas também jogar numa forma de transição se precisar.”
Filipe Luís, técnico do Flamengo, em entrevista ao ge
Ao todo, Shola já disputou 27 jogos oficiais pelo sub-20 do Flamengo, tendo marcado seis gols e dado cinco assistências. Em julho deste ano, ele foi contratado em definitivo pelo time carioca por 450 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões na cotação atual).