O Flamengo venceu o Santos por 3 a 2 neste domingo (9/11), no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe teve a volta do meia-atacante Neymar para o duelo, mas o camisa 10 do Alvinegro não conseguiu ser páreo para o rubro-negro, que agora pressiona o Palmeiras na tabela da competição.
O Flamengo abriu o placar com o zagueiro Léo Pereira, ainda no primeiro tempo. O meia-atacante Jorge Carrascal e o atacante Bruno Henrique ampliaram o marcador para os cariocas na segunda etapa, enquanto o meia Gabriel Bontempo e o atacante Lautaro Díaz fizeram os gols do Santos.
Na cola do Palmeiras
Com a vitória, o vice-líder Flamengo iguala o Palmeiras em número de pontos (68), mas fica atrás no número de vitórias. O Verdão perdeu para o Mirassol por 2 a 1, fora de casa, no fechamento da 33ª rodada.
O Santos ainda permanece na zona de rebaixamento. O Peixe fica com 33 pontos após 32 jogos, na 17ª colocação. O Vitória é a primeira equipe fora da zona, com 35.
Próximos jogos
O Santos volta a campo no próximo sábado (15) para mais um clássico contra o Palmeiras. Na Vila Belmiro, as equipes jogam a partir das 21h (de Brasília), pelo Brasileirão.
O Flamengo, por sua vez, visita o Sport no mesmo dia, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, também pelo Campeonato Brasileiro.
O jogo entre Flamengo e Santos
O Flamengo começou o jogo pressionando a equipe do Santos, marcando presença no campo de ataque desde o início. Entretanto, o ímpeto do Rubro-Negro durou pouco e o Santos logo começou a finalizar.
Com cerca de 20 minutos, a primeira chegada do Peixe: Igor Vinícius cruzou, Barreal resvalou na bola e Neymar, de peixinho, cabeceou para fora.
O Flamengo respondeu aos 28 minutos. Bruno Henrique fez bela jogada individual e achou Arrascaeta livre na entrada da pequena área. O uruguaio estava desequilibrado e finalizou para fora, perdendo grande chance.
A pressão flamenguista surtiu efeito aos 37 minutos do primeiro tempo. Willian Arão e Brazão não se entenderam na cobrança de escanteio e a bola sobrou para Léo Pereira, que finalizou com categoria para abrir o placar ao Flamengo no Maracanã.
Após sofrer o gol, o Santos se lançou mais ao ataque, mas não conseguiu criar chances reais de perigo contra a meta do goleiro Rossi. Nos últimos momentos da primeira etapa, Neymar recebeu cartão amarelo por reclamação.
Segundo tempo
O Flamengo começou avassalador no segundo tempo. Aos seis minutos, Arrascaeta acertou um belo lançamento para Carrascal. O colombiano avançou com a bola por vários metros e finalizou forte na saída de Brazão para ampliar o marcador.
Dois minutos depois, o Flamengo voltou a assustar. Ayrton Lucas cruzou com efeito e Brazão teve de espalmar para dentro da área. Arrascaeta tentou de bicicleta, mas a zaga do Santos afastou.
Com 15 minutos, Luan Peres se chocou com Arrascaeta na área e caiu inconsciente. O zagueiro teve de ser substituído.
Aos 20, Bruno Henrique foi derrubado por Willian Arão na área. Após consulta no VAR, o árbitro assinalou pênalti para o Flamengo. Na cobrança, Arrascaeta bateu alto e forte, mas a bola explodiu na trave e foi para fora.
Já na reta final, aos 36 minutos, Igor Vinícius falhou e errou na saída de bola. Bruno Henrique aproveitou, driblou o goleiro Brazão e tocou para o fundo das redes com tranquilidade, o terceiro gol do Flamengo no Maracanã.
Restando poucos minutos para o fim da partida, Neymar ficou irritado ao ser substituído pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O craque foi consolado por membros da comissão técnica do argentino. Aos 44, Robinho Jr. acertou belo chute no travessão. Na sequência do lance, Gabriel Bontempo fez o tento de honra do Santos na partida. Um minuto depois, Rollheiser achou Lautaro Díaz na área e o atacante marcou o segundo do Peixe.
Flamengo 3 x 2 Santos
- Competição: Campeonato Brasileiro (33ª rodada)
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
- Data: 9 de novembro de 2025 (domingo)
- Horário: 18h30 (de Brasília)
- Público: 69.612
- Cartões Amarelos: Samuel Lino e Arrascaeta (Flamengo); Neymar e Zé Ivaldo (Santos)
Arbitragem
- Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
- Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)
- Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
- Quarto árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Gols
- Léo Pereira, aos 37 minutos do 1ºT (Flamengo)
- Jorge Carrascal, aos 6 minutos do 2ºT (Flamengo)
- Bruno Henrique, aos 36 minutos do 2ºT (Flamengo)
- Gabriel Bontempo, aos 44 minutos do 2ºT (Santos)
- Lautaro Díaz, aos 46 minutos do 2ºT (Santos)
Flamengo
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick, De La Cruz (Saúl) e De Arrascaeta (Michael); Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Santos
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Luan Peres, Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt, Willian Arão e Zé Rafael; Barreal, Guilherme e Neymar. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.