O técnico Fernando Diniz definiu a escalação do Fluminense para enfrentar o Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Fábio foi confirmado entre os titulares.
Fábio era dúvida na partida por ter passado mal no último treino do Tricolor, nessa terça-feira (18/6). Após passar por exames médicos, o goleiro foi liberado para jogar e desembarcou em Belo Horizonte na manhã desta quarta.
A escalação do Fluminense tem Fábio; Marquinhos, Antônio Carlos, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Martinelli, Lima e Renato Augusto; Douglas Costa, John Kennedy e Germán Cano.
Desfalques do Fluminense
Para o jogo no Mineirão, o técnico Fernando Diniz tem seis desfalques por lesão ou suspensão:
- Felipe Melo, zagueiro/volante (suspenso)
- Guga, lateral-direito (suspenso)
- Paulo Henrique Ganso, meia (suspenso)
- André, volante (lesionado)
- Lelê, atacante (lesionado)
- Jhon Arias, atacante (convocado pela Seleção Colombiana para a disputa da Copa América).
Fernando Diniz ainda poupou o lateral-esquerdo Marcelo, o lateral-direito Samuel Xavier, o zagueiro Manoel e o atacante Isaac.
Homenagem a Fábio
Antes de a bola rolar para Cruzeiro x Fluminense, Fábio recebeu homenagem do Mineirão. Ele foi presenteado com a “Chave dos Vestiários” por ser o atleta que mais jogou no estádio. São 406 presenças, contando o duelo desta quarta-feira.
“Eu agradeço. São 500 jogos de muita história, de grandes jogadores que passaram aqui. Tenho que agradecer a Deus por fazer parte desta história do Mineirão, tanto do antigo quanto do novo, onde time muitas alegrias, comemorei títulos”, disse.
“E só agradecer a Deus e todos que fizeram parte e me deram a oportunidade de entrar em campo. Tenho que agradecer a torcida do Cruzeiro, o carinho e a gratidão. É uma satisfação imensa poder receber essa homenagem”, completou o goleiro.
Ídolo do Cruzeiro
Fábio se tornou um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro. Titular em 17 temporadas consecutivas (2005 a 2021) e reserva em 2000, o goleiro disputou 976 jogos e ganhou 12 títulos: dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), três da Copa do Brasil (2000, 2017 e 2018) e sete Campeonatos Mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
Em 2022, Fábio se transferiu para o Fluminense, clube com o qual também construiu grande identificação. Seu maior feito foi a conquista da Copa Libertadores de 2023. Pelo Tricolor, o goleiro de 43 anos já entrou em campo 153 vezes.