O Fluminense deu mais um passo na briga para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (4/8), o tricolor carioca venceu o Bahia por 1 a 0, no Maracanã, pela 21ª rodada, e engatou a quarta vitória seguida no torneio.
O jovem Kauã Elias brilhou novamente e fez o gol da vitória no Maraca. Por sinal, o centroavante, de 18 anos, tem sido um dos principais nomes nesta reação do Fluminense no Brasileirão.
Com a vitória, o Fluminense agora tem 20 pontos em 20 jogos e está na 17ª colocação, a um ponto do Vitória. Já o Bahia continua com 32 pontos e está na sétima colocação. O Tricolor Baiano amarga uma sequência de seis jogos sem ganhar (três derrotas e dois empates pelo Brasileirão e um empate pela Copa do Brasil).
Próximos jogos
As duas equipes agora têm decisões pela Copa do Brasil. O Fluminense recebe o Juventude, nesta quarta-feira (7/8), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Tricolor Carioca perdeu o jogo de ida das oitavas de final por 3 a 2. Assim, precisa vencer por dois gols de diferença para avançar ou por um para levar para os pênaltis. Já o Bahia tem o Botafogo pela frente, também nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília). A partida de ida foi 1 a 1. Desta forma, quem ganhar se classifica, enquanto um novo empate leva a decisão para as penalidades.
Pelo Brasileiro, o Fluminense tem clássico pela frente. No sábado (10/8), vai enfrentar o Vasco, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O Bahia também tem um clássico: encara o Vitória, domingo (11/8), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova.
O jogo
A primeira grande chance foi do Bahia. Aos cinco minutos, Everton Ribeiro deixou Luciano Rodríguez na boa, mas ele parou em Fábio duas vezes. A resposta do Fluminense foi fatal. Aos 13, Diogo Barbosa lançou Kauã Elias na direita. Ele invadiu a área, gingou para cima da marcação e bateu no canto: 1 a 0 no Maracanã. Contudo, o VAR apontou impedimento do atacante e anulou o lance.
O jogo ficou mais truncado. Assim, demorou a ter um novo lance de perigo. Aos 28, Kevin Serna arriscou da entrada da área e assustou Marcos Felipe. A bola saiu à esquerda. Depois, aos 41, após grande jogada, Serna recebeu na área, mas falhou na finalização e perdeu grande oportunidade.
O Fluminense abriu o placar de fato aos 44 minutos. Arias recebeu na área e esperou a ultrapassagem de Samuel Xavier. O lateral-direito levantou na medida para Kauã Elias. O jovem centroavante, de 18 anos, não perdoou e fez 1 a 0. Foi o quarto gol de Kauã nos últimos seis jogos. O Flu foi para o intervalo em vantagem.
O Tricolor Carioca quase ampliou o placar logo aos três minutos da etapa final. Kevin Serna cruzou da esquerda e achou Arias. Contudo, o goleiro Marcos Felipe fez milagre e conseguiu defender a finalização do colombiano. Aos sete minutos, Everton Ribeiro arriscou de fora da área. A bola desviou em Martinelli e saiu à esquerda, com muito perigo. Na cobrança de escanteio, após desvio na primeira trave, Luciano Rodríguez apareceu livre na pequena área, mas errou a cabeçada e perdeu o lance com Fábio praticamente batido.
O Bahia cresceu e criou outro lance no minuto seguinte. Jean Lucas achou Biel na área. Contudo, ele chutou por cima. O Flu respondeu aos dez minutos, mas Arias se desequilibrou na hora de finalizar e errou o alvo. Aos 23, Kauã Elias finalizou da meia-lua e obrigou Marcos Felipe a fazer uma defesa difícil. Na sequência, desgastado, Kauã deu lugar a Keno, enquanto Alexsander entrou na vaga de Martinelli. Aos 29, Keno errou o alvo, mas assustou o goleiro do Bahia.
O Fluminense administrou, com propriedade, o resultado e conquistou mais uma vitória no Brasileirão.
Ficha técnica
FLUMINENSE 1X0 BAHIA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 04/08/2024, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 50.262 torcedores
Árbitro: Davi Lacerda (ES)
Assistentes: Leone Rocha (GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Caio Max (RN)
Cartão amarelo: Diogo Barbosa, Thiago Santos e Thiago Silva (Fluminense) e Carlos de Pena e Cauly (Bahia)
Cartão vermelho:
Gol:
Fluminense: Kauã Elias, aos 44′ do 1ºT
Bahia:
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Antônio Carlos) e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Alexsander) e Ganso (John Kennedy); Kevin Serna (Lima), Arias e Kauã Elias (Keno).
Técnico: Mano Menezes.
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), Gabriel Xavier, Kanu e Iago Borduchi; Caio Alexandre (Carlos de Pena), Jean Lucas e Everton Ribeiro; Biel (Rafael Ratão), Everaldo (Thaciano) e Luciano Rodríguez (Cauly).
Técnico: Rogério Ceni.