O Fluminense não saiu de um empate sem gols diante do Criciúma na noite desta terça-feira (26/11), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a igualdade no placar do Maracanã, o Tricolor chega a cinco rodadas sem vitória e permanece no grupo das equipes ameaçadas pelo rebaixamento.
Com 39 pontos, o Flu aparece na 15ª posição na tabela de classificação, um ponto a frente do próprio Criciúma, que é o 17º e abre a zona do rebaixamento.
Na próxima rodada, o time carioca vai encarar outro duelo direto contra a degola. No domingo (1º/12), o Tricolor enfrenta o Athletico Paranaense, na Ligga Arena. A bola rola às 18h30 (de Brasília). Já o Criciúma vai jogar em casa, no sábado (30/11), contra o Corinthians. Desta vez, a partida acontece às 19h30.
O jogo entre Fluminense e Criciúma
Precisando de duas vitórias para se tranquilizar na luta contra o rebaixamento, o Fluminense entrou em campo disposto a amassar o Criciúma. Para os catarinenses, entretanto, a estratégia era conseguir um empate fora de casa e com isso, o técnico Cláudio Tencati armou a equipe num 4-5-1, com três volantes.
E esta foi a história do primeiro tempo: o Flu martelando e o Criciúma buscando o contra-ataque no erro do adversário. Mas faltou ao Tricolor criar mais chances claras de gol e finalizações. Apesar de terminar a primeira etapa com 61% de posse de bola, o time de Mano Menezes só finalizou a gol sete vezes, contra apenas uma dos catarinenses.
Até os 36 minutos, só deu Flu em campo, e as melhores oportunidades saíram dos pés de Keno. Aos 12, o atacante aproveitou um rebote após cobrança de escanteio e acertou um balaço que passou rente ao poste. Três minutos depois, Keno recebe de Arias e bate de primeira. A bola bate no zagueiro Dudu e sai para escanteio.
O Flu caiu um pouco com a saída de Ganso, por conta de dores lombares, e o Criciúma conseguiu escapar mais vezes no final da etapa, mas sem chegar a levar perigo ao gol de Fábio.
O segundo tempo começou quente, com o Tricolor quase abrindo o placar com um minuto de bola rolando. Felipe Vizeu erra passe no meio e arma o contra-golpe do Flu. Kauã Elias parte em velocidade e arrisca de fora da área. A bola desvia na zaga e obriga Gustavo a se esticar todo para salvar o Criciúma.
Mas os catarinenses não desistiam e chegaram com perigo aos 16, na melhor chance do jogo até o momento. Após a cobrança de um escanteio pela direita, a bola ficou viva na pequena área e a trave, duas vezes, e Fábio, salvaram o Flu.
O jogo foi ficando dramático com o passar do tempo. O desgaste de ambas as equipes e as várias alterações reduziram o nível de organização e, especialmente o Flu, sentiu a pressão e abusava das bolas alçadas na área. Numa destas, aos 50 minutos, Marquinhos cabeceou na trave.
No final, o placar não foi mexido e o Tigre teve sua estratégia recompensada.
Fluminense 0 x 0 Criciúma
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de novembro de 2024 (Terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Cartões amarelos: Bernal (Flu); Fellipe Mateus, Barreto (Criciúma)
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Facundo Bernal (Serna), Martinelli (Lima) e Paulo Henrique Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Kauã Elias (Cano) e Keno (Marquinhos)
Técnico: Mano Menezes
CRICIÚMA: Gustavo, Dudu, Rodrigo, Wilker Ángel (Tobias Figueiredo) e Marcelo Hermes; Barreto (Patrick de Paula), Newton, Ronald (Trauco), Bolasie e Felipe Mateus (Marquinhos Gabriel); Felipe Vizeu (Pedro Rocha)
Técnico: Cláudio Tencati