Jogador do Fluminense, o lateral-direito Samuel Xavier se revoltou durante entrevista concedida no Mineirão, em Belo Horizonte, na tarde deste domingo (9/11). No intervalo do duelo contra o Cruzeiro, pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o atleta questionou decisão do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima e gritou em protestos contra a situação da arbitragem no Brasil.
O lance que gerou cobrança por parte dos jogadores do Fluminense ocorreu já nos acréscimos do primeiro tempo. Ao tentar proteger a bola no meio de campo, Matheus Pereira, do Cruzeiro, acertou o cotovelo esquerdo no rosto de Facundo Bernal, do Tricolor das Laranjeiras.
Imediatamente, Bernal apresentou sangramento intenso no supercílio direito – enquanto atletas do Fluminense dirigiam duras cobranças ao árbitro, já que Matheus Pereira já havia sido advertido com cartão amarelo anteriormente. O VAR recomendou a revisão do lance para eventual expulsão. Ao analisar a imagem, Rodrigo José Pereira de Lima entendeu que a cotovelada foi acidental e não concretizou a expulsão do meia-atacante celeste.
“O telão mostrou para todo mundo que está assistindo, para todo o Brasil. Todos os torcedores. Todo mundo que viu. Esse lance, se ele desse amarelo ele estava errado! E ele teria que expulsar o Matheus, que o Matheus já tem amarelo. Ele já estaria errado dando amarelo. Isso aí é para ser expulsão direta, cartão vermelho direto”, cobrou Samuel Xavier em entrevista à Globo.
Samuel Xavier, do Fluminense, desabafa contra a arbitragem:
— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) November 9, 2025
"Não são cobrados!"
Sigam: @golsdobrasil1
pic.twitter.com/JIJY8VsjRN
Samuel Xavier dispara contra arbitragem
Em seguida, o lateral-direito do Fluminense desabafou sobre a arbitragem no Brasil. Ele subiu o tom e enfatizou a necessidade de que haja cobrança também aos profissionais da área por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Mas aí, vamos falar de novo: ‘Estamos cansados de falar de arbitragem’. Mas não tem que cansar de falar de arbitragem! Se tiver errado, a gente tem que falar! Porque quando o Samuel erra ou qualquer outro jogador erra, nós somos cobrados pelo torcedor onde vamos – restaurante… Eles não são cobrados como têm que ser cobrados, gente, pelo amor de Deus! Nós temos que ter sabedoria disso”, disparou.
“O jogador é cobrado quando erra! O árbitro é cobrado por quem? Aí a CBF vai lá, faz uma reunião entre eles, ele fica escondido e ninguém fala nada! Vai continuar errado até quando?! Temos que mudar isso para um Brasil melhor, para um futebol brasileiro melhor, gente!”, encerrou Samuel Xavier.
Samuel Xavier no Fluminense
Samuel Xavier é jogador do Fluminense desde 2021. Ele soma 13 gols e 13 assistências em 241 jogos pelo Tricolor das Laranjeiras, tendo conquistado o Campeonato Carioca (2022 e 2023), a Copa Libertadores (2023) e a Recopa Sul-Americana (2024) com o clube.