O grito de gol ficou mais de um ano – 402 dias, exatamente – “entalado” na garganta do atacante Yefferson Soteldo. Alvo do Atlético no início do ano, o venezuelano vivia má fase no Fluminense até que, na noite desta terça-feira (2/12), brilhou para ele a “lei extraoficial” mais falada do futebol – a “lei do ex”, aquela que diz que um jogador tende a desempenhar melhor quando enfrenta uma equipe pela qual já atuou.
Em partida contra o Grêmio, time pelo qual atuou ao longo de 2024, Soteldo encerrou seca de gols que durava mais de 13 meses em grande estilo – com dois gols dentro da casa do ex-clube, a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O último gol dele foi justamente no mesmo palco, atuando pelo tricolor gaúcho – na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Aos 18 minutos de jogo, o camisa 7 completou cruzamento feito pelo atacante Kevin Serna na ponta-esquerda, que passou direto pelo goleiro Thiago Volpi e pelo atacante Everaldo para achar o “baixinho” livre na pequena área.
🇻🇪Gol de Yeferson Soteldo con Fluminense 🇧🇷
— Luis Omar Torrealba (@LuiSiuu21) December 3, 2025
Hace 402 días no anotaba el profeta pic.twitter.com/pD0IKlfeJh
Aos seis minutos do segundo tempo, Soteldo completou linda jogada do Fluminense. Renê cruzou rasteiro para a área e, após desvio em defensor gremista, a bola achou o centroavante Everaldo. Ele ajeitou de calcanhar para o meia-atacante argentino Luciano Acosta, que tocou de primeira para Soteldo, livre na parte direita da grande área de ataque do tricolor carioca. O venezuelano finalizou também de primeira, com o pé-esquerdo, deslocando completamente Volpi no chute.
Foram 402 dias sem marcar um golzinho sequer. Dois gols em uma única partida? Não acontecia desde 2019…
— Sem Clubismo (@SemClubismo_FC) December 3, 2025
Mas hoje o Soteldo veio disposto a quebrar o jejum e aplicar a lei do ex em dose dupla!
Alias que jogada coletiva do Fluminense nesse segundo gol 😮💨 pic.twitter.com/SROQbyMXjW
Proposta do Atlético por Soteldo
Antes de chegar ao Atlético em janeiro deste ano, Bracks trabalhava no Santos, clube que era dono de Soteldo à época. Ele contou que o Galo fez proposta pelo venezuelano, mas as negociações não avançaram.
“Quando eu estava lá (no Santos) houve uma proposta do Atlético sim, que à época não avançou. Hoje eu não tenho informações atuais se há nova proposta, se houve volta à mesa, porque não tenho mais informações de lá – e nem quero ter. Vou ter aqui a partir do momento em que eu sentar com o executivos que estão tratando da janela de transferência, não só desse jogador, mas de outros.”, revelou.
Cinco meses depois, no dia 10 de junho, o Fluminense anunciou a contratação de Soteldo. O tricolor carioca acertou a compra de 5,4 milhões de dólares (cerca de R$ 30 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos econômicos do atacante. Pela equipe, Yefersib sina dois gols e uma assistência em 20 partidas.