CAMPEONATO BRASILEIRO

Adversário do Cruzeiro, Fortaleza despencou no Brasileiro

Último triunfo do Fortaleza na Série A foi sobre o América, por 3 a 2, em 8 de outubro, no Castelão, pela 26ª rodada
Foto do autor
Compartilhe

Próximo adversário do Cruzeiro, o Fortaleza não vence há seis jogos no Campeonato Brasileiro. O último triunfo foi em 8 de outubro, no estádio Castelão, pela 26ª rodada: 3 a 2 sobre o América, depois de começar perdendo por 2 a 0.

De lá até aqui, o Leão do Pici somou ponto apenas no empate por 1 a 1 com o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 33ª rodada. Nas demais partidas, saiu derrotado: Vasco (1 a 0), Bahia (2 a 0), Atlético (3 a 1), Flamengo (2 a 0) e Cuiabá (2 a 1).

Antes de amargar maus resultados, o Fortaleza vinha bem na Série A: era o sexto colocado, com 42 pontos – quatro a menos que o então vice-líder, Bragantino. Por causa da ‘seca’ de vitórias, despencou para 12º, com 43.

O Fortaleza tem chances desprezíveis de disputar a Copa Libertadores de 2024: 0,2%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. A Sul-Americana é uma competição bem mais plausível: 92,5% de probabilidade.

O clube do Nordeste ainda não afastou por completo o risco de rebaixamento, embora o índice seja bastante pequeno: 0,43%. Se ganhar do Cruzeiro no sábado, praticamente ‘zerará’ o percentual.

Final da Sul-Americana

A queda de rendimento do Fortaleza no Brasileiro pode ser explicada pela dedicação à Copa Sul-Americana. O Tricolor chegou à decisão do torneio após deixar Libertad-PAR (oitavas), América (quartas) e Corinthians (semifinais) pelo caminho nos mata-matas.

Na final em jogo único, no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Montevidéu, no Uruguai, o Fortaleza enfrentou a LDU. No tempo normal e na prorrogação, as equipes empataram por 1 a 1. Nos pênaltis, os equatorianos ganharam por 4 a 3.

O Leão esteve muito perto do título, pois Pedro Augusto só precisava converter a quinta cobrança. Contudo, o volante desperdiçou, e a Liga de Quito levou a taça ao marcar com Piovi e defender o arremate de Brítez nas alternadas.

Destaques do Fortaleza

Um dos destaques do Fortaleza é Juan Martín Lucero. Revelado no Defensa y Justicia e com passagens por Independiente, Vélez Sarsfield e Colo-Colo (Chile), o centroavante argentino, de 31 anos, tem 23 gols em 58 jogos em 2023.

No Brasileirão, Lucero balançou a rede oito vezes, uma delas na vitória sobre o próprio Cruzeiro, no Mineirão, em 21 de junho, pela 11ª rodada.

Outros atletas com bons números pelo Leão do Pici na temporada são o meia/lateral Yago Pikachu (68 jogos, 11 gols e oito assistências) e o atacante Thiago Galhardo (63 jogos, 16 gols e cinco assistências).

Fortaleza x Cruzeiro: data, horário e onde assistir

Fortaleza e Cruzeiro se enfrentam em compromisso atrasado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no sábado (18/11), às 18h30, no Castelão, em Fortaleza-CE. O Premiere FC fará a transmissão.

Coincidentemente, os clubes terão outros duelos a cumprir na Série A: o Cruzeiro receberá o Vasco, às 19h de quarta-feira (22/11), no Mineirão, na 33ª rodada; e o Fortaleza tentará superar o Botafogo, às 19h de quinta (23/11), no Castelão, na 29ª rodada.

Cruzeiro no Brasileiro

A Raposa vive situação bem mais complicada, pois está no Z4, em 17º, com 37 pontos. Dos seis jogos que restam, será preciso vencer ao menos três para não depender de outros resultados na luta pela permanência na elite do Brasileiro.

Sob o comando do técnico Paulo Autuori, que substituiu Zé Ricardo na reta final da competição, o Cruzeiro também enfrentará Goiás (fora), Athletico-PR (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).

Compartilhe