Se engana quem pensa que o Fortaleza está com a vida resolvida no Campeonato Brasileiro. Na 12ª posição, com 43 pontos, o Leão do Pici ainda não garantiu sua permanência na próxima edição da Série A. Porém, essa confirmação pode ocorrer já neste sábado (18/11), quando o time cearense enfrentará o Cruzeiro, no Castelão, às 18h30, em jogo adiado da 30ª rodada.
O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calculou a pontuação necessária para garantir a continuidade na elite nacional. Diferentemente das últimas temporadas, os especialistas indicam que o ‘número mágico’ é de 47 pontos, já que tem apenas 0,6% de chances de cair com essa pontuação.
Entretanto, alguns clubes podem se salvar com menos pontos em um cenário que os adversários tenham aproveitamento menor do que o esperado nesta reta final. O time que chegar ao 46º ponto, por exemplo, tem 4,2% de chances de descenso. Já uma equipe com 45 tem 15,5% como probabilidade de disputar a Série B de 2024.
Sendo assim, o Fortaleza precisa somar mais três pontos em 18 possíveis (16,66% de aproveitamento) – totalizando 46 – para correr pouco risco de queda. Os comandados do técnico Juan Pablo Vojvoda ainda enfrentarão Botafogo (casa), Palmeiras (casa), Bragantino (fora), Goiás (casa) e Santos (fora).
Derrocada do Fortaleza no Brasileirão
Adversário do Cruzeiro, o Fortaleza não vence há seis jogos no Brasileirão. O último triunfo tricolor foi em 8 de outubro, no Castelão, pela 26ª rodada: 3 a 2 sobre o América, depois de começar perdendo por 2 a 0.
Desde então, o Leão somou ponto apenas no empate por 1 a 1 com o Athletico Paranaense, na Liga Arena, em Curitiba, pela 33ª rodada. Nas demais partidas, saiu derrotado por Vasco (1 a 0), Bahia (2 a 0), Atlético (3 a 1), Flamengo (2 a 0) e Cuiabá (2 a 1).
Antes de amargar maus resultados, o Fortaleza vinha bem na Série A: era o sexto colocado, com 42 pontos – quatro a menos que o então vice-líder, Bragantino. Por causa da ‘seca’ de vitórias, despencou para 12º, com 43.
A queda de rendimento do Fortaleza na competição nacional pode ser explicada pela dedicação à Copa Sul-Americana. O Tricolor chegou à decisão do torneio, mas foi derrotado pela LDU, do Equador, por 4 a 3 nos pênaltis. As equipes empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação.
Jogos restantes para o Leão do Pici na Série A
- Fortaleza x Cruzeiro – Castelão, sábado (18/11), às 18h30, pela 30ª rodada*
- Fortaleza x Botafogo – Castelão, quinta-feira (23/11), às 19h, pela 29ª rodada*
- Fortaleza x Palmeiras – Castelão, domingo (26/11), às 18h30, pela 35ª rodada
- Bragantino x Fortaleza – Nabizão, quinta-feira (30/11), às 20h30, pela 36ª rodada
- Fortaleza x Goiás – Castelão, a definir, pela 37ª rodada
- Santos x Fortaleza – Vila Belmiro, a definir, pela 38ª rodada
*Jogos adiados do Campeonato Brasileiro