CAMPEONATO BRASILEIRO

Ex-Atlético marca contra o Palmeiras e ajuda Galo na briga pelo título

Saiu dos pés de um jogador formado na base do Galo um dos gols do Fortaleza, que segurou o ímpeto do líder Palmeiras
Foto do autor
Compartilhe

Em fevereiro deste ano, o Atlético acertou a transferência de 50% dos direitos econômicos do meia-atacante Calebe ao Fortaleza por aproximadamente US$ 1 milhão (R$ 6 milhões). Meses depois, na reta final do Campeonato Brasileiro, eis que o jogador ajuda o Galo na luta pelo título do Brasileiro.

Saiu dos pés de Calebe um dos gols do Fortaleza, que segurou o ímpeto do líder Palmeiras, na Arena Castelão, neste domingo (26/11), pela 35ª rodada. Com um a menos durante quase todo o segundo tempo, com a expulsão de Gustavo Gómez, o Verdão teve de se contentar com o empate por 2 a 2.

Thiago Galhardo e Calebe fizeram para o Fortaleza, enquanto Raphael Veiga e Zé Rafael deixaram tudo igual.

Com o resultado, o Palmeiras segue na liderança do torneio, com 63 pontos, assim como o Flamengo, que venceu o América e encostou na briga. O Botafogo, por sua vez, empatou com o Santos e caiu para terceiro, com 62. O Leão está em 12º, com 45.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h30, quando recebe o América no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Brasileirão. Na quinta-feira, o Fortaleza visita o Red Bull Bragantino, às 20h30.

O jogo

Jogando com o apoio de sua torcida, o Leão tentou partir para cima no começo da partida. Com menos de um minuto, Guilherme foi acionado na área e chutou sem muita força, pelo lado. Já aos 12, Caio Alexandre dominou com liberdade no meio e emendou uma pancada na trave. No rebote, o meia tentou de novo, mas dessa vez para fora.

E a pressão inicial surtiu resultado, Com o relógio marcando 19 minutos, Thiago Galhardo recebeu ótimo passe de Guilherme na entrada da pequena área e bateu no cantinho para colocar os mandantes na frente.

A partir de então, o Palmeiras passou a dominar a posse de bola. A equipe de Abel Ferreira até rondou a área adversária, mas teve bastante dificuldade para encontrar espaços e, consequentemente concluir em gol. Aos 30, Raphael Veiga até teve uma boa chance, em cobrança de falta, porém parou na barreira.

O Verdão também insistiu bastante nos cruzamentos. Foram diversas bolas levantadas na área. Contudo, todas pararam na marcação. Aos 40, Richard Rios pegou o rebote de destes cruzamentos e, de primeira, soltou uma bomba por cima.

Com 45 minutos, os visitantes enfim conseguiram levar perigo. Em boa trama pelo meio, Zé Rafael recebeu de Mayke e deixou na medida para Veiga. O meia se desvinculou da marcação e concluiu rasteiro para a boa defesa de João Ricardo.

Na volta do intervalo, o Fortaleza voltou a assustar. Com dois minutos, Tinga recebeu ótimo lançamento e saiu cara a cara com Weverton, mas chutou para fora. Aos 13, a vida do Palmeiras ficou ainda mais difícil. Isso porque Gustavo Gómez foi expulso após cometer falta em Calebe. O atacante estava livre, de frente para o gol, após escorregão de Murillo.

Com um a mais, os mandantes pressionaram. Na cobrança de falta, Calebe parou em Weverton. Na sequência, o goleiro voltou a trabalhar. Zé Welison desceu até a linha de fundo e soltou uma pancada para a intervenção do goleiro.

E as chances desperdiçadas acabaram custando caro. Isso porque o Verdão conseguiu buscar o empate. Aos 19 minutos, Raphael Veiga chutou de fora e parou na marcação. No rebote, o próprio camisa 23 tentou de novo e, dessa vez, acertou no cantinho para igualar.

O Leão, contudo, foi rápido na resposta. Com o relógio marcando 24 minutos, Calebe tabelou com Galhardo e saiu cara a cara com Weverton. O atacante, então, tocou na saída do goleiro para recolocar os tricolores na frente.

Instantes depois, o Fortaleza teve uma chance magnifica para fazer mais um. Zé Welison roubou de Mayke e partiu em liberdade. Na hora de chutar, entretanto, foi travado. Na sobra, o volante recebeu novamente em ótimas condições de marcar, mas parou em Weverton.

O tento desperdiçado deu gás ao Palmeiras, que buscou o empate mais uma vez. Com 32 minutos, Veiga deu um balão para a área, Murilo desviou para o meio da área e Zé Rafael completou para o fundo da rede.

A partir de então, o jogo ficou bem aberto na Arena Castelão. Ambos os times trocaram contra-ataques, mas ninguém conseguiu balançar mais as redes. A melhor chance saiu aos 45, quando Marinho cortou a marcação e tirou tinta da trave em arremate rasteiro.

FORTALEZA 2 X 2 PALMEIRAS

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 26 de novembro de 2023, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Pacheco (Fortaleza); Mayke, Gustavo Garcia, Fabinho (Palmeiras)
Cartão vermelho: Gustavo Gómez, João Martins (Palmeiras)

GOLS: Thiago Galhardo 19 do 1º; Veiga 19, Calebe 24 e Zé Rafael 32 do 2ºT

FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison (Pedro Rocha), Caio Alexandre (Pochettino), Calebe; Pikachu, Guilherme Augusto e Thiago Galhardo (Marinho).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Artur), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Raphael, Richard Ríos (Rony), Raphael Veiga (Fabinho) e Piquerez; Breno Lopes (Vanderlan) e Endrick (Naves).
Técnico: Abel Ferreira

Compartilhe