CAMPEONATO BRASILEIRO

Incrível! Fortaleza vence Corinthians e sai do Z4 do Brasileirão

Com gols de Pochettino e Herrera, Fortaleza faz 2 a 1 sobre o Corinthians e sai da zona de rebaixamento da Série A

Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Talvez nem o mais otimista torcedor do Fortaleza acreditasse na chance de ver o time escapar do rebaixamento à Série B, mas valeu a pena ter 100% de fé enquanto houvesse 1% de chance. Em jogo sofrido nesta quarta-feira (3/12), o Tricolor do Pici enfim proporcionou um grito de alívio a seus aficionados ao ganhar do Corinthians por 2 a 1, diante de mais de 56 mil torcedores na Arena Castelão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Há três meses, precisamente no dia 30 de agosto, o Fortaleza se afundava na penúltima posição da Série A após perder para o Internacional por 2 a 1, no Rio Grande do Sul. Naquela altura, o time nordestino somava 15 pontos, sete a menos que o Vasco, 16º colocado. Veio, então, um técnico argentino conhecido por seu faro de gol enquanto centroavante do Boca Juniors. Martín Palermo renovou os ânimos do Leão e deu início a uma arrancada espetacular na elite nacional.

Com Palermo, o Fortaleza chegou a nove jogos de invencibilidade no Brasileirão e a um retrospecto geral de oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas – 58,33% de aproveitamento. Permanecer na divisão principal do futebol brasileiro deixou de ser utopia e se tornou realidade. O Laion saiu do fundo do poço depois de 27 rodadas, chegou a 43 pontos na Série A e empurrou Vitória e Internacional – que ainda está em campo contra o São Paulo – para o Z4.

Como foi o jogo?

Os gols do Fortaleza foram de Pochettino, aos oito minutos do primeiro tempo, e Herrera, aos 12 minutos da etapa final. O Corinthians, que teve 70% de posse de bola e o dobro de finalizações (20 a 8), marcou somente aos 24 do segundo tempo, com André.

Fortaleza abre o placar

O Fortaleza aproveitou o embalo da torcida e abriu o placar cedo, aos sete minutos. Após um erro do Corinthians, Breno Lopes disparou e acionou Bareiro, que cruzou na medida para Pochettino. Livre de marcação, o argentino chegou chutando na segunda trave e estufou as redes.

Pressão alvinegra

Após o gol do Leão do Pici, só deu Timão. A resposta veio logo aos nove minutos, quando Matheus Bidu arriscou de longe e exigiu boa defesa de Brenno. Já aos 13, Bidon recebeu na entrada da área e chutou colocado. A bola passou raspando a trave.

O Corinthians voltou a levar perigo aos 31. Vitinho fez boa jogada e tocou para Gui Negão, que bateu em cima da marcação. Dois minutos depois, Maycon recebeu de Dieguinho e mandou no ângulo, mas Brenno salvou. Aos 36, Dieguinho costurou pelo lado direito, levou para o meio e chutou no canto, muito perto da trave.

A equipe de Dorival Júnior desperdiçou nova chance aos 42 minutos. Após triangulação com Vitinho, Matheus Bidu invadiu a área pela esquerda e rolou para Gui Negão, que finalizou fraco em cima da marcação.

Leão amplia

Depois de tantas chances desperdiçadas pelo Corinthians, o Fortaleza aproveitou a primeira grande oportunidade da segunda etapa e não perdoou. Rossetto descolou bom lançamento para Herrera, que ficou frente a frente com Hugo Souza e tocou de cavadinha, por cima do goleiro, ampliando a vantagem.

Corinthians diminui

O Timão diminuiu o placar aos 24 minutos. Vitinho conduziu pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para o meio da área, onde André apareceu com liberdade para chutar de primeira, no canto, sem chances para Brenno.

Milagre de Brenno

O Corinthians quase empatou aos 45 minutos do segundo tempo. Kayke encontrou cruzamento para Romero, que estava livre na pequena área e cabeceou no alto. Breno operou um milagre e espalmou para fora, levando a torcida tricolor ao delírio.

FORTALEZA 2 X 1 CORINTHIANS

Fortaleza: Brenno; Mancuso, Brítez, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Matheus Pereira (Pierre), Lucas Sasha e Pochettino (Moisés); Herrera (Yago Pikachu), Breno Lopes (Rossetto) e Adam Bareiro (Deyverson). Técnico: Martín Palermo

Corinthians: Hugo Souza; Cacá (José Martínez), André Ramalho (Raniele), Gustavo Henrique e Matheus Bidu; André, Maycon, Breno Bidon (Talles Magno) e Dieguinho; Vitinho (Kayke) e Gui Negão (Romero). Técnico: Dorival Júnior.

Gols: Pochettino, aos 8 do 1T; Herrera, aos 12 do 2T (Fortaleza); André, aos 24 do 2T (Corinthians)

Competição: Campeonato Brasileiro (37ª rodada)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 3 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: às 19h (de Brasília)

Cartões Amarelos: Bareiro, Herrera, Matheus Pereira, Brítez e Deyverson (Fortaleza); Gustavo Henrique (Corinthians)
Cartões vermelhos: Nenhum

Público: 56.014
Renda: R$ 1.433.088,00

Arbitragem

  • Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
  • Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
  • VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Última rodada

Fortaleza

  • Botafogo x Fortaleza (38ª rodada do Brasileirão)
  • Data e horário: 7/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
  • Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Corinthians

  • Corinthians x Juventude (38ª rodada do Brasileirão)
  • Data e horário: 7/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
  • Local: Neo Química Arena, em São Paulo

Compartilhe
google-news-logo