CAMPEONATO BRASILEIRO

Renato Gaúcho explica derrota do Grêmio para o Atlético: ‘Futebol é simples’

Para Renato Gaúcho, Grêmio pecou no aproveitamento de oportunidades diante do Atlético e pagou preço com derrota

Compartilhe
google-news-logo

Sempre sincero, o técnico Renato Gaúcho explicou a derrota do Grêmio para o Atlético (3 a 0), em partida disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, na tarde do último domingo (26/11). Em confronto direto na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, o Galo foi amplamente superior ao Imortal e venceu com sobras. “Futebol é simples”, avaliou o treinador da equipe gaúcha.

A princípio, Renato Gaúcho enfatizou os “altos e baixos” enfrentados por todas as equipes na Série A do Brasileirão. O técnico também reconheceu a dificuldade jogar no novo estádio do Atlético na capital mineira.

“O Campeonato Brasileiro tem muitos altos e baixos. Cada rodada, eu tenho visto todos os jogos. Uma dificuldade muito grande para todo mundo. Nem sempre se joga bem, e nem sempre se vai vencer. Nós enfrentamos uma grande equipe. Sabíamos que o jogo ia ser bastante difícil, principalmente, se tratando aqui do estádio deles. Eles brigando também pelo título, ou no mínimo pelo G4. Algumas coisas não deram certo hoje para a gente”, iniciou.

Explicação para a derrota do Grêmio

Na avaliação de Renato Gaúcho, o Grêmio falhou no aproveitamento das oportunidades criadas durante a partida. Para o treinador, esse fator foi determinante para o resultado final.

“O mais fundamental é o que eu falei para o meu grupo: ‘O futebol é muito simples. Simples demais. No momento que as oportunidades aparecerem, você tem que fazer o gol. Nós tivemos as oportunidades e não fizemos. O Atlético teve e fez’. Principalmente no segundo tempo, nós criamos bastante. Mas, infelizmente, a gente não aproveitou as oportunidades da maneira que o Atlético aproveitou.” 

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio
Atlético x Grêmio - (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Jogadores do Atlético comemoram gol na vitória sobre o Grêmio, na Arena MRV(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

De acordo com o SofaScore, plataforma de estatísticas no futebol, o Galo teve 17 finalizações na partida, enquanto o Imortal teve 21. Foram quatro grandes chances de marcar para os mineiros, e os gaúchos tiveram uma.

“E futebol é bem simples: é bola na rede. Quando você chega na frente do gol, tem que ter a tranquilidade, o capricho para fazer o gol. E infelizmente, hoje, nesse sentido aqui, nós não funcionamos. E isso deu certo para o Atlético”, acrescentou Renato.

Esquema tático idealizado para parar dupla do Atlético

Por fim, o técnico do Grêmio explicou que optou pelo esquema inicial, com três zagueiros, na tentativa de conter as iniciativas da dupla de ataque do Atlético: Paulinho e Hulk. A medida, no entanto, de acordo com o próprio treinador, não surtiu efeito.

“O problema é que o Atlético Mineiro vinha em uma crescente no Campeonato Brasileiro. Nos últimos jogos, tem vencido com a dupla Paulinho e Hulk. São dois jogadores que têm jogado bem e têm feito muitos gols. Eu coloquei três zagueiros, justamente para cada um pegar um, e um ficar na sobra. Infelizmente para nós, o Felipão meio que mudou o esquema dele. Não deu tão certo assim.”

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

Com o resultado, o Atlético assumiu a quarta colocação do Brasileirão, com 60 pontos, e ultrapassou o Grêmio na tabela de classificação. O Imortal é o quinto colocado, com 59 pontos.

Na 36ª rodada da Série A, o Galo visitará o Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 19h30 da quarta-feira (29/11). O Grêmio, por sua vez, receberá o Goiás na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 19h da quinta-feira (30/11).

Compartilhe
google-news-logo