O Grêmio saiu na bronca com a arbitragem do jogo contra o Atlético, nesta quarta-feira (9/10), na Arena MRV, em compromisso atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Martin Braithwaite se queixou de um gol anulado na etapa inicial.
O lance ocorreu aos 11 minutos do primeiro tempo. Assim que soltou a bola depois de levar o gol de pênalti de Hulk, o Grêmio se lançou ao ataque. Braithwaite dominou a bola em direção à área alvinegra, permaneceu de pé em meio às trombadas dos defensores adversários e finalizou duas vezes para vencer o goleiro Matheus Mendes.
Assista aos lances abaixo
Ao revisar a jogada no VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira entendeu que houve toque de mão do jogador dinamarquês. Assim, anulou aquele que seria o tento de empate do Grêmio.
Além de discordar da marcação da falta para o Atlético, Martin contestou o pênalti de Jemerson, zagueiro do Grêmio, em cima do camisa 7 alvinegro Hulk.
“Jogamos bem. Mas creio que hoje a decisão não foi feliz. Uma pena. Para mim, não foi mão. E o pênalti não foi. Estamos frustrados”.
Martin Braithwaite, em entrevista ao Premiere Futebol Clube
Derrota do Grêmio para o Atlético
O gol anulado de Braithwaite fez falta, pois o Grêmio perdeu para o Atlético por 2 a 1. Com o resultado, o time gaúcho permaneceu na segunda metade da classificação do Brasileirão, com 35 pontos em 29 rodadas. A campanha é de 10 vitórias, cinco empates e 14 derrotas.
O próximo compromisso do Tricolor é o clássico com o Internacional, às 16h de sábado (19/10), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 30ª rodada da Série A.
Números de Braithwaite
O gol diante do Atlético seria o sexto de Martin Braithwaite no Brasileirão. Com a invalidação pela arbitragem, o dinamarquês permaneceu com cinco tentos em nove partidas na competição. Ele ainda disputou dois jogos na Copa Libertadores.
Braithwaite, de 33 anos, foi contratado pelo Grêmio em julho de 2024. O vínculo entre as partes vai até a metade de 2026.
Em 2023/24, o dinamarquês ajudou o Espanyol a subir para a elite do Campeonato Espanhol ao marcar 22 gols em 43 jogos.
O centroavante revelado no Esbjerg, da Dinamarca, também passou por Toulouse, Bordeaux (França), Middlesbrough (Inglaterra), Leganés e Barcelona (ambos da Espanha).