O técnico Renato Gaúcho utilizou as redes sociais para ‘explicar o que quis dizer’ durante coletiva de imprensa do Grêmio, nessa quarta-feira (27/11), após empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesta quinta-feira (28/11), o treinador publicou um texto em que diz ser contra a violência. Afirmou que ‘jornalistas identificados’ são desrespeitosos com ele e os jogadores e pediu que se coloquem na posição contrária.
“Não sou de fazer ameaças. Sou contra qualquer ato de violência e quem me conhece sabe muito bem disso. O que vemos cada vez mais no futebol é a total falta de respeito por parte, principalmente, de jornalistas identificados. O jogador tal é um lixo, não pode vestir a camisa desse ou daquele time. Esse jogador é uma m…’. Esse treinador tem de ser demitido. Entre muitas outras ofensas que são feitas todos os dias. Será que é fácil para os filhos dos jogadores, para as famílias dos jogadores, ouvir esse tipo de coisa? O que aconteceria se durante uma entrevista um profissional do futebol respondesse assim: ‘Acho que seu chefe deveria mandar você embora. Sua pergunta é muito ruim’. Foi isso que eu quis dizer”
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio
Renato Gaúcho irritado
O comandante ‘roubou a cena’ ao subir o tom na entrevista coletiva. Incomodado com as especulações acerca de possíveis substitutos para sua função, Renato disse que os profissionais de comunicação responsáveis pelas publicações são mentirosos e irresponsáveis.
Depois de algumas frases, perguntou o que aconteceria se contasse que tais jornalistas ‘ganham dinheirinho por fora para criar crise no Grêmio’ e ‘presentinho’. Renato Gaúcho ameaçou citar nomes e disse que os torcedores conhecem alguns: “Se continuarem mentindo, eu vou dar nome aos bois, vou atacar, vou chamar de mentiroso, de covarde, que estão se aproveitando da situação do Grêmio. Vocês também têm família, têm filho no colégio, e o torcedor conhece alguns de vocês”.
Manifestação do sindicado de jornalistas do estado
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul condenou as falas de Renato Gaúcho: “Lamentável, posto que é repleta de ameaças e fere a democracia, chegando no limite do crime de ameaça. Colocar em risco a integridade de familiares de jornalistas, além dos próprios, é de um absurdo inominável”.
Grêmio no Brasileiro
A situação de Renato Gaúcho no Grêmio não é confortável. Além de não apresentar boas atuações, o time briga contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.
Os gaúchos ocupam a 14ª posição na tabela de classificação da Série A, com 41 tentos – três a mais que o Criciúma, primeiro time do Z4.
O próximo jogo está marcado para este domingo (1º/12), contra o São Paulo, às 16h, na Arena do Grêmio, pela 36ª rodada do Brasileiro. Depois, o Grêmio enfrenta Vitória (4/12, 20h, Barradão) e Corinthians (8/12, 16h, Arena do Grêmio).