O lateral-direito mineiro João Lucas foi apresentado nesta sexta-feira (10/1) pelo Grêmio como novo reforço do tricolor gaúcho para temporada 2025.
Pelo Juventude, o atleta de 26 anos foi um destaques nesta edição da Série A do Campeonato Brasileiro e terminou a competição como o lateral com mais assistências, foram seis no total.
O jogador assinou com o Grêmio até 2028 e assume a camisa 2 da equipe.
Em entrevista coletiva, o atleta de 26 anos falou sobre chegada ao tricolor do sul e destacou que almeja ter uma passagem vitoriosa no clube.
“Não vejo como pressão, vejo como oportunidade. É uma oportunidade na minha carreira de vestir novamente a camisa de um grande clube, dos maiores campeões desse país. Me vejo mais pronto, rodagem maior, e me vejo preparado para esse desafio. Uma equipe acostumada a ser campeã e quero ser campeão aqui também. Sei da força que tem o Grêmio”, afirmou.
Entrevista ao No Ataque
Antes da concretização da negociação com o Grêmio, em entrevista exclusiva ao No Ataque, João Lucas preferiu não detalhar o futuro e apontar o possível destino. O jogador nascido em Belo Horizonte optou por apenas projetar que deseja dar um salto na carreira. Ele demonstrou muito carinho ao Juventude, agradeceu pela oportunidade na temporada – foram 49 jogos no time de Caxias de Sul -, mas almeja “voos maiores” em 2025.
“Não posso falar muito [sobre futuro] para não atrapalhar as coisas que estão em andamento. Eu pretendo seguir e dar um salto na minha carreira. Crescer como atleta. Me vejo mais pronto para assumir a responsabilidade quem sabe em um clube maior”, afirmou na época.
Carreira de João Lucas
O lateral-direito João Lucas nasceu em 9 de março de 1998, em Belo Horizonte. Ele passou pelas categorias de base do Atlético. Porém, com poucas oportunidades em campo, foi dispensado pelo clube. Após um ano afastado do futebol, João Lucas passou em teste no Villa Nova e, posteriormente, foi para o Goiás.
Já como profissional, ele assinou com o Bangu em 2019 e chamou atenção do Flamengo após a disputa do Campeonato Carioca. Neste mesmo ano, ele foi contratado pela equipe rubro-negra e integrou o elenco campeão da Copa Libertadores da América e Série A do Campeonato Brasileiro.
Na sequência, em 2021, o belo-horizontino foi emprestado ao Cuiabá, equipe que ficou até o ano seguinte. Em 2023, foi comprado pelo Santos. Após o rebaixamento com o Peixe, João Lucas foi emprestado neste ano ao Juventude e viveu a melhor temporada da carreira em números.
Em 2024, João Lucas marcou dois gols e deu sete assistências em 49 partidas disputadas. O bom desempenho no Campeonato Brasileiro deixou o atleta mineiro como recordista de passes para gol entre os laterais da competição: foram seis passes para os companheiros marcarem.