INTERNACIONAL

Abel Braga pede desculpas por fala homofóbica: ‘Cores não definem gênero’

Abel Braga foi apresentado como novo treinador do Internacional neste domingo (30/11)

O técnico Abel Braga publicou nas redes sociais um pedido de desculpas após fazer um comentário em tom homofóbico neste domingo (30/11). A declaração ocorreu durante a apresentação como novo treinador do Internacional.

“Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho”, escreveu em postagem nos stories do Instagram.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Abel Braga associou o uniforme de treino do Internacional, que tem o rosa como cor predominante, a homossexuais – utilizando um termo pejorativo para isso.

“Falei: ‘Não quero a p**** meu time treinando de camisa rosa, parece time de viado“, disse Abel Braga ao relatar conversa com Andrés D’Alessandro, diretor esportivo e ex-jogador do Internacional.

Abel Braga de volta ao Internacional

O Internacional anunciou a contratação de Abel Braga na noite deste sábado (29/11), pouco mais de uma hora após desligar o argentino Ramón Díaz. O Colorado perdeu por 5 a 1 para o Vasco, nessa sexta-feira (28/11), em São Januário, e entrou no Z4 da Série A.

Abel iniciará os trabalhos no CT Parque Gigante neste domingo (30/11), ao lado da comissão permanente do Inter. O treinador de 73 anos não exercia a função desde 2022, quando trabalhou no Fluminense. Em 2023, ele foi coordenador técnico no Vasco.

Trajetória vitoriosa

Além do Mundial e da Libertadores, Abel se sagrou campeão do Gauchão em 2008 e 2014 pelo Internacional. Nas diversas passagens como técnico do clube, ele acumulou 340 jogos, sendo o recordista nesse quesito.

Abel Braga dirigiu o Colorado na reta final da temporada 2020 (encerrada em 2021 devido à pandemia da covid-19). Ele substituiu o argentino Eduardo Coudet, que aceitou uma proposta do Celta de Vigo, da Espanha.

Sob o comando de Abelão, o Inter amargou eliminações nas oitavas de final da Copa Libertadores para o Boca Juniors e nas quartas de final da Copa do Brasil para o América. No Brasileirão, o time esteve perto do título.

Uma sequência de nove vitórias deixou o Colorado na liderança da Série A na 36ª rodada, com 69 pontos. Contudo, a derrota por 2 a 1 no confronto direto com o Flamengo (campeão com 71) e o empate sem gols com o Corinthians fez a equipe amargar o vice.

Situação do Colorado na Série A

A goleada sofrida para o Vasco (5 a 1) e o triunfo do Vitória sobre o Mirassol (2 a 0) fizeram o Internacional cair para a 17ª colocação do Campeonato Brasileiro.

O clube gaúcho soma os mesmos 41 pontos do Santos, que tem melhor saldo de gols e por isso ocupa o 16º lugar. O Vitória agora é o 15º, com 42.

Sem depender somente das próprias forças para continuar na principal divisão do futebol brasileiro, o Inter enfrentará São Paulo (fora) e Bragantino (casa) no desfecho do campeonato.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o risco de queda do Colorado subiu de 28% para 40,8%.

Compartilhe
Sair da versão mobile