O Internacional contratou Abel Braga, ídolo do clube e técnico campeão da Copa Libertadores de 2006, para a reta final do Campeonato Brasileiro. A medida foi tomada em prol da luta contra o rebaixamento vivida pelo Colorado no nacional de 2025.
Em outubro de 2016, ano do primeiro e único descenso da história do Inter, a diretoria fez movimento parecido. A três rodadas do fim da Série A, o clube do Beira-Rio trocou Celso Roth por Lisca, também na tentativa de fugir da degola.
Como foi a troca no comando em 2016?
Com três rodadas por jogar, o Inter decidiu apostar em Lisca, que um ano antes tinha salvado o Ceará do rebaixamento ao emplacar quatro vitórias consecutivas na reta final da Série B de 2015. Na ocasião, a equipe alvinegra ficou 28 rodadas na zona de rebaixamento e só saiu após a chegada do treinador.
Pelo desempenho e identificação com a torcida do Vozão, o técnico ganhou até música na capital cearense: “Saiu do hospício, tem que respeitar! Lisca doido é Ceará”, era a canção entoada pelos adeptos após a façanha atingida.
Confiando neste trunfo, a diretoria colorada buscou o comandante para os confrontos diante de Corinthians (derrota por 1 a 0, fora), Cruzeiro (vitória por 1 a 0, em casa) e Fluminense (empate por 1 a 1, fora).
O desempenho foi aquém das expectativas, e os quatro pontos somados em nove possíveis não foram suficientes para atingir o objetivo. O Colorado caiu na 17ª colocação, com 43 pontos, dois a menos que o Vitória, primeiro time fora do Z4, com 45.
Curiosamente, nove anos depois, o clube baiano rivaliza com os gaúchos na luta contra o rebaixamento.
Tentativa parecida ocorreu há mais de 20 anos
Em situação semelhantes às de 2016 e 2025, o Inter brigou contra o rebaixamento em 2002.
Naquela altura, assim como em 2016, Celso Roth comandava a equipe e deu lugar a um potencial “salvador da pátria”. Cláudio Duarte assumiu para as quatro rodadas finais, quando o Colorado ocupava a 22ª colocação (os rebaixados eram do 23º ao 26º).
Os gaúchos empataram com o São Caetano, fora de casa; perderam para Juventude e Cruzeiro; e venceram o Paysandu na rodada final, triunfo que livrou o Colorado da degola.
O herói do jogo contra o Papão foi Mahicon Librelato, promissor atacante que faleceu precocemente em acidente de carro 11 dias após ter livrado o Internacional daquele que seria o primeiro rebaixamento do clube.
Abel Braga no Inter
Abel Braga tem 73 anos e protagonizará a oitava passagem no Internacional.
No Celeiro de Ases, Abel foi campeão do Mundial de Clubes (2006), da Copa Libertadores (2006), dos Campeonatos Gaúchos de 2008 e 2014 e da Copa Dubai de 2008.
O treinador chegou a se aposentar da função em 2022, atuou como coordenador técnico do Vasco em 2023, mas resolveu aceitar o desafio de livrar o Inter da Série B na próxima temporada.