FUTEBOL NACIONAL

Ex-goleiro do Cruzeiro defende terceira cobrança de pênalti de Valencia em menos de um ano

Cria do Cruzeiro, goleiro defendeu terceira cobrança de pênalti do atacante do Internacional em pouco menos de um ano
Foto do autor
Compartilhe

Gabriel se sente confortável no cara a cara com Enner Valência? É o que parece. Cria do Cruzeiro, o goleiro defendeu a terceira cobrança de pênalti do atacante do Internacional em pouco menos de um ano. A última nesta quarta-feira (14/8), na derrota do Juventude por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, em jogo atrasado pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 23 minutos do primeiro tempo, quando o placar ainda estava empatado por 0 a 0, Bruno Tabata recebeu lançamento na grande área e foi parado com falta por Gabriel Inocêncio. Quem se apresentou para a cobrança foi Valencia. O equatoriano não tomou muita distância. Deu dois passos antes de arriscar o lado direito do arqueiro do Juve, que acertou o canto e espalmou a bola.

“Gabriel é viciado em pegar pênalti do Enner Valência”, escreveu o perfil oficial do clube gaúcho no X, antigo Twitter.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Nenê abriu o marcador. Mas a felicidade do Juve durou pouco. Aos 12 minutos da etapa final, Thiago Maia deixou tudo igual. Depois, aos 36, Gabriel quase salvou mais uma vez. O camisa 1 defendeu cobrança de pênalti de Bruno Tabata, mas o atacante balançou a rede no rebote.

As outras duas cobranças

No período mencionado, Gabriel cresceu diante do atacante pela primeira vez quando ainda defendia o Coritiba, em 29 de outubro de 2023, pela 30ª rodada do Brasileiro.

Já nos acréscimos do segundo tempo, aos 55 minutos, o árbitro André Luiz Policarpo Bento interpretou como faltoso lance entre Nico Hernández e Reynaldo e assinalou pênalti. Valência se posicionou para a cobrança no mesmo estilo. Naquela oportunidade, bateu a meia altura, e Gabriel não teve dificuldades para defender. No entanto, o arqueiro cedeu rebote. O atacante não desperdiçou a segunda chance e selou a vitória do colorado por 4 a 3 no Beira-Rio.

Em 13 de julho deste ano, o goleiro, já defendendo o Juventude, protagonizou outro confronto com Valencia. No segundo tempo do jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Alfredo Jaconi, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima viu falta em Wesley e marcou o pênalti. O atacante bateu no mesmo canto, e lá estava Gabriel.

Mas, calma. O VAR notou irregularidade na cobrança ao identificar invasão de atleta do Juve. O juiz principal, então, anulou o pênalti e mandou voltar. O atleta equatoriano se prontificou novamente e insistiu na direção. Dessa vez, Gabriel não alcançou. O prejuízo não foi grande, já que o empate por 1 a 1 classificou o Juventude às oitavas de final do torneio nacional.

Carreira de Gabriel

Gabriel foi revelado pelo Cruzeiro em 2011. No ano seguinte, transferiu-se ao Milan. Na Itália, permaneceu por 10 temporadas e ainda defendeu Carpi, Napoli, Cagliari, Empoli, Perugia e Lecce.

Em 2022, o goleiro retornou ao Brasil para vestir a camisa do Coritiba. Em março deste ano, assinou contrato por empréstimo com o Juventude até o fim desta temporada. Titular no clube gaúcho, já entrou em campo 28 vezes.

Compartilhe