FUTEBOL NACIONAL

Time da Série A contrata goleiro brasileiro do Liverpool

Goleiro brasileiro que passou quatro anos do Liverpool fechou com time da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Fluminense anunciou na manhã desta segunda-feira (6/1) a repatriação do goleiro Marcelo Pitaluga, de 22 anos, que estava no Liverpool.

Cria do Flu, Pitaluga defendeu os Reds por quatro anos, tendo sido relacionado para sete partidas do time principal, mas nunca atuou no profissional da equipe inglesa.

O clube carioca ainda não divulgou o tempo de contrato. O goleiro passará por exames médicos antes de formalizar o vínculo em definitivo.

O Fluminense concretizou a negociação sem custos adquiriu 60% dos direitos do jogador – o Liverpool manteve 40%. O acordo já estava costurado e havia sido antecipado pelo colunista do UOL Bruno Andrade.

Carreira de Marcelo Pitaluga

Cria do Fluminense, Pitaluga chegou ao Liverpool em outubro de 2020, aos 17 anos. O goleiro sequer atuou profissionalmente pelo time carioca.

À época de sua venda, Marcelo já tinha subido do Sub-17 para o Sub-20 do tricolor e se firmado como o titular da posição na categoria. Pouco antes, em 2019, venceu o Mundial Sub-17 pela Seleção Brasileira

Comprado pelo Liverpool por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões na cotação atual), com mais 1 milhão de euros em bônus.

Pelo gigante inglês, Marcelo Pitaluga já disputou partidas nas categorias sub-23, sub-21 e sub-18 e chegou a ser cotado como possível sucessor de Alisson, ídolo da torcida e um dos maiores goleiros da história do clube. Ele treinou ao lado de Alisson sob supervisão de Taffarel e chegou a ser elogiado pelo zagueiro holandês Van Dijk, capitão da equipe, durante treinamento: “É o jovem Taffarel!”.

No meio de 2022, o ex-Fluminense foi emprestado ao Macclesfield FC, time da Northern Premier League Division One West, equivalente à oitava divisão inglesa. Lá, teve a oportunidade de jogar sua primeira partida como profissional. Em março de 2023, retornou ao Liverpool.

Em 2024, Pitaluga foi emprestado ao Saint Patrick, da Irlanda, onde fez cinco jogos e ao Livingston, da Segunda Divisão da Escócia, onde entrou em campo duas vezes.

Pitaluga treina com o time principal dos ‘Reds’ e é cotado como possível sucessor de Alisson, ídolo da torcida e um dos maiores goleiros da história do clube.

Compartilhe