FUTEBOL NACIONAL

Clube promovido à Série A pode ter ex-jogador da Seleção Brasileira na diretoria

Meio-campista Paulinho, de 36 anos, que disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, pode assumir a coordenação do Mirassol
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, o Mirassol deve contar com um ex-jogador da Seleção Brasileira na diretoria. O meio-campista Paulinho, de 36 anos, que disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, pode assumir a coordenação de futebol.

Paulinho fez cursos de gestão de futebol, um deles ofertado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Em junho, passou duas semanas na Europa, onde acompanhou o trabalho de Thiago Scuro, ex-CEO do Red Bull Bragantino e atualmente no Monaco.

Uma das primeiras missões de Paulinho, caso feche com o Mirassol, será encontrar um substituto para Mozart Santos. O comandante do acesso não renovou para 2025 e acertou com o Coritiba.

O Mirassol subiu para a elite nacional ao terminar a Série B em segundo lugar. O time do interior de São Paulo somou 67 pontos, um a menos que o campeão Santos. Em 38 rodadas, venceu 19, empatou 10 e perdeu apenas nove.

Paulinho fez cursos de gestão ainda quando estava em atividade como jogador - (foto: Reprodução/Instagram)
Paulinho fez cursos de gestão ainda quando estava em atividade como jogador(foto: Reprodução/Instagram)

Carreira de Paulinho

Paulinho se destacou como um volante de muita participação no setor ofensivo, sendo um grande exemplo do chamado “box-to-box”. Segundo o site OGol, o jogador disputou 719 partidas oficiais na carreira e marcou 180 gols.

No Corinthians, Paulinho se tornou ídolo ao conquistar o Brasileirão (2011), a Copa Libertadores (2012) e o Mundial de Clubes (2012). O atleta fez 40 gols em 212 jogos.

No exterior, Paulinho viveu o apogeu no Guangzhou, da China, pelo qual registrou números similares aos de um atacante. Foram 74 gols e 19 assistências em 172 apresentações.

O meio-campista também se saiu bem no Barcelona, em 2017/18 (49 jogos e nove gols). Pelo Tottenham, apesar das estatísticas razoáveis (10 gols em 67 jogos), o brasileiro é tratado como decepção.

Na Seleção Brasileira

De 2011 a 2018, Paulinho foi frequentemente convocado para representar o Brasil. Além dos Mundiais de 2014 e 2018, esteve na Copa das Confederações de 2013.

Valendo-se da característica de sempre pisar na área adversária para finalizar, o ex-corintiano se tornou o volante com mais gols pela Seleção ao balançar a rede 13 vezes em 56 jogos.

Despedida do futebol

O último ato de Paulinho nos gramados ocorrerá em 21 de dezembro, às 9h30, quando disputará a partida de despedida no Estádio do Canindé, em São Paulo. O amistoso contará com a presença de atletas que atuaram ao lado do volante em sua carreira.

Compartilhe