Estreante na Série A do Campeonato Brasileiro, o Mirassol se destaca em algumas estatísticas em relação aos adversários na elite nacional, como ser o time sediado na cidade menos populosa e ter o estádio com menor capacidade. Mas não para por aí. O Leão também entra em evidência quando se analisa a presença de jogadores estrangeiros nos elencos.
O time paulista é o único dos 20 do Brasileirão que não tem nenhum atleta nascido fora do país. Conforme aponta o site oficial do clube, todos jogadores à disposição do técnico Rafael Guanaes são brasileiros .
Acima do Mirassol, aparece o Vitória, que tem apenas um estrangeiro. Por outro lado, Grêmio e Vasco lideram a lista, com 11 cada.
Ao todo, 134 jogadores do Campeonato Brasileiro são de outras nacionalidades.
Os times do Brasileirão com mais jogadores estrangeiros
Para a listagem abaixo, o No Ataque considerou apenas jogadores nascidos fora do Brasil, excluindo assim jogadores como Wanderson, do Cruzeiro, que possui cidadania belga, e Rodrigo Ely, do Grêmio, que tem passaporte italiano.
- Grêmio – 11
- Vasco – 11
- Fortaleza – 10
- Corinthians – 9
- Fluminense – 9
- Internacional – 9
- Palmeiras – 8
- Sport – 8
- Atlético – 7
- Bragantino – 7
- Flamengo – 7
- São Paulo – 7
- Cruzeiro – 6
- Santos – 6
- Bahia – 5
- Botafogo – 5
- Ceará – 5
- Juventude – 3
- Vitória – 1
- Mirassol – 0
Curiosidades sobre o Mirassol
O Mirassol carrega o título de clube da Série A sediado na cidade menos populosa. O munícipio homônimo tem, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, 63.337 pessoas habitantes.
A segunda cidade com população mais baixa é Bragança Paulista, que abriga o Bragantino, com pouco mais de 176 mil.
Menor estádio
O Mirassol joga no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia. Com capacidade para 15 mil pessoas, o Maião é o menor do Brasileirão.
Por outro lado, O Maracanã, onde Flamengo e Fluminense mandam seus jogos, é o maior. O símbolo do futebol carioca comporta até 78.838 torcedores.
Estreia contra o Cruzeiro
O Mirassol vive começo de temporada inconstante. Depois de cinco vitórias nos seis jogos iniciais da primeira fase do Campeonato aulista, o Leão engatou uma sequência negativa de quatro derrotas e um empate, o que custou o cargo de Eduardo Barroca.
O time ainda perdeu mais uma vez na etapa por grupos antes de ser eliminado pelo Corinthians nas quartas de final. Em 14 de março, 21 dias após a demissão de Barroca, Rafael Guanaes foi anunciado como comandante da equipe para a Série A do Brasileiro.
Ele vai estrear neste sábado (29/3), no Mineirão, contra o Cruzeiro, pela primeira rodada. A bola vai rolar a partir das 18h30.