Em consonância com a boa campanha que faz o Mirassol no Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo Reinaldo tem se destacado não somente nos atributos básicos da própria posição – como defender e realizar cruzamentos -, mas também na arte de marcar gols. Ao balançar as redes na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo nesse domingo (19/10), pela 29ª rodada, ele chegou a 11 tentos na competição.
O número coloca Reinaldo entre os artilheiros do Brasileirão. Ele superou os 10 gols marcados pelo centroavante Flaco López, do Palmeiras, e igualou a quantidade de Rayan, atacante do Vasco.
Os atletas do Mirassol e do Cruzmaltino fizeram somente um gol a menos que dois dos principais centroavantes do país: Vegetti, do Vasco, e Pedro, do Flamengo – que têm 12 tentos na Série A.
Antes do atacante do Cruzeiro Kaio Jorge, e de Arrascaeta, meio-campista do Flamengo, que dividem a artilharia com 15 gols, ainda aparece o atacante palmeirense Vitor Roque, que marcou em 13 oportunidades.
Artilharia da Série A
- Arrascaeta (Flamengo) – 15
- Kaio Jorge (Cruzeiro) – 15
- Vitor Roque (Palmeiras) – 13
- Pedro (Flamengo) – 12
- Vegetti (Vasco) – 12
- Rayan (Vasco) – 11
- Reinaldo (Mirassol) – 11
- Flaco López (Palmeiras) – 10
Reinaldo já superou números de ídolo do Cruzeiro
Dos 11 gols marcados por Reinaldo no Campeonato Brasileiro, cinco foram de pênalti, um de falta e os outros seis com a bola rolando. O lateral disputou 28 jogos na competição.
A performance impressionante para um lateral rende comparações a uma grande referência da posição no país. Autor de 180 gols na carreira, Nelinho balançou a rede 54 vezes no Campeonato Brasileiro.
Considerando os números por edição, o ex-lateral-direito de Cruzeiro e Atlético estabeleceu seu melhor aproveitamento em 1983, quando defendia o Galo. Na ocasião, ele contabilizou oito gols em 23 jogos.
Outros laterais artilheiros
O Brasileirão teve outros laterais goleadores. Em 2002, Mancini marcou 15 gols em 25 jogos pelo Atlético – a maioria batendo falta ou em finalizações de fora da área. Já em 2005, Gabriel fez 16 gols em 37 apresentações pelo Fluminense.
O desempenho mais recente a ser destacado foi do lateral-esquerdo Luan Cândido, que anotou 11 gols em 32 jogos pelo Bragantino na Série A de 2022.
A campanha do Mirassol no Campeonato Brasileiro
No começo do ano, discutia-se que o Mirassol iria brigar pela permanência na elite do Campeonato Brasileiro. Neste momento, a realidade é contrária.
Sob o comando de Rafael Guanaes, o Leão tem encaminhada a classificação à Copa Libertadores. O time paulista está na quarta posição da Série A, com 52 pontos – seis a mais que o Botafogo, quinto com 46.
O próximo jogo é contra o Sport, na Ilha do Retiro, a partir das 18h30 deste sábado (25/10). A partida será válida pela 30ª rodada.