CAMPEONATO BRASILEIRO

Palmeiras vence Goiás com gol no fim e diminui vantagem do Botafogo

Com a vitória, Palmeiras diminuiu, ainda que provisoriamente, a vantagem do Botafogo, primeiro colocado do Brasileirão, com 51 pontos
Foto do autor
Compartilhe

Em um jogo sonolento na maior parte do tempo na fria noite paulistana de sexta-feira (15), o Palmeiras só foi vencer o Goiás aos 50 minutos da etapa final, com gol de Breno Lopes. A partida ocorreu no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Com o 1 a 0, o Verdão chegou aos 44 pontos, na vice-liderança. A equipe alviverde diminuiu, ainda que provisoriamente, a vantagem do Botafogo, primeiro colocado com 51. Já o Esmeraldino estacionou nos 25 pontos e segue lutando para se afastar da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, às 21h30 (de Brasília) de quinta-feira. O Goiás, por sua vez, recebe o Flamengo no Estádio da Serrinha, no dia anterior, às 19h.

O jogo

No início da etapa, o Palmeiras exerceu um controle sem contundência. O time de Abel Ferreira detinha a posse de bola e até criava as melhores chances, mas nada de muito destaque. Foi um primeiro tempo sonolento no frio Allianz Parque.

Antes da marca de 25 minutos, as oportunidades principais do Verdão tinham sido em cobrança de falta de Piquerez, que parou na barreira, e um chute rasteiro de Zé Rafael.

Justamente aos 25, Rony chutou cruzado dentro da área e exigiu boa defesa de Tadeu, que espalmou. O jogo ensaiou esquentar: no minuto seguinte, o Goiás retrucou em bola longa alçada para Allano, que finalizou bem e parou em Weverton.

Aos 39 minutos, Gabriel Menino fez boa jogada individual pela intermediária e arriscou de longe. Tadeu encaixou. Foi a última chance de destaque em um primeiro tempo de deserto de ideias.

2º tempo

O Goiás voltou ousado para a etapa final, propondo mais o jogo e saindo para o ataque. Porém, em um vacilo esmeraldino, Artur disparou pela direita, invadiu a área após bola de cruzamento sobrar e, ao invés de optar pelo chute, preferiu o drible. A zaga visitante conseguiu o corte.

Aos 14 minutos, a torcida palmeirense foi ao delírio. Não por causa de um gol, mas pelas mudanças de Abel Ferreira, que optou por mudar o esquema tático e realizar duas substituições. Ele tirou Flaco López e Marcos Rocha e colocou, respectivamente, o Raphael Veiga e Kevin em campo.

Três minutos depois, enfim uma chance mandante contundente: Artur ficou com a sobra de cruzamento e, pela esquerda, encheu o pé. Tadeu voou para fazer a defesa e jogar para escanteio.

A partir dos 29, o Palmeiras passou a jogar com um a mais: Raphael Guzzo foi expulso após receber dois cartões amarelos. Entretanto, foi o Esmeraldino que balançou a rede, quando Sidimar marcou em rebote de cobrança de falta de Hugo. O tento, no entanto, foi invalidado por impedimento.

Aos 50, Breno Lopes garantiu o triunfo palmeirense. Após bate e rebate na grande área, a bola sobrou no pé do atacante, que só teve o trabalho de tirar Tadeu da jogada e marcar. Na comemoração, provocou a torcida em razão das críticas que sofre. A resposta veio com gritos de “Breno Lopes, presta atenção, muito respeito com a torcida do Verdão”.

PALMEIRAS 1 X 0 GOIÁS

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 15 de setembro de 2023, sexta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Wagner Reway (VAR Fifa-PB)
Cartões amarelos: Flaco López, Kevin e Rony (Palmeiras); Willian Oliveira e Raphael Guzzo (Goiás)
Cartão vermelho: Raphael Guzzo (Goiás)

Público: 38.146 torcedores
Renda: R$ 2.450.600,58

Gol: Breno Lopes, aos 50 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Kevin), Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Breno Lopes), Gabriel Menino (Endrick) e Artur (Richard Ríos); Mayke, Rony e Flaco López (Raphael Veiga). Técnico: Abel Ferreira

GOIÁS: Tadeu; Bruno Santos (Edu), Sidimar, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira, Morelli e Raphael Guzzo; Anderson (Palacios), João Magno (Alesson) e Allano (Vinicius). Técnico: Armando Evangelista

Compartilhe