O título do São Paulo na Copa do Brasil reacendeu o debate sobre qual é o maior time do país – um dos mais polêmicos do futebol nacional. Palmeirense e comentarista político na Globo News, Guga Chacra opinou sobre o tema nesta terça-feira (26/9).
Em post no X, antigo Twitter, Chacra utilizou o título da Copa Rio, conquistada pelo Palmeiras em 1951, como argumento para dizer que o alviverde é a maior equipe do Brasil. O torneio é pleiteado pela diretoria e torcida palmeirense como campeonato mundial.
Por não ser reconhecido pela Fifa como tal, torcedores rivais também não consideram o alviverde como campeão mundial. Nos comentários da publicação, perfis discordaram da premissa utilizada pelo comentarista – um deles, inclusive, foi o de Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo.
O maior time é o que tem mais Mundiais. Assim como o Brasil é maior que a Argentina, mesmo tendo seis títulos a menos da Copa América. E o Palmeiras não tem Mundial. E também não é Campeão de Tudo.
— Juvenal Juvêncio (@jjuvencio) September 26, 2023
Copa Rio de 1951
O Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951, conhecido como Copa Rio, foi um torneio disputado por 8 equipes da Europa e América do Sul, entre junho e julho daquele ano.
Participaram do torneio: Palmeiras, Juventus (ITA), Nice (FRA), Estrela Vermelha (SRB), Vasco da Gama, Áustria Viena (AUT), Nacional (URU) e Sporting (POR).
A final foi disputada entre Palmeiras e Juventus, em partidas de ida e volta (ambas no Maracanã). O primeiro confronto foi vencido pelo alviverde por 1 a 0, e o segundo terminou empatado por 2 a 2. Dessa forma, o Porco ficou com o título.