O Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro de 2023. Em sua 12ª conquista, o time paulista tirou uma vantagem de 14 pontos que o Botafogo mantinha na liderança para levantar o troféu. Para isso, o técnico Abel Ferreira usou uma tática para pressionar o adversário carioca. Ao menos é o que garante o seu auxiliar, João Martins.
Em entrevista ao Tribuna Expresso, de Portugal, ele revelou o “plano” de Abel para derrubar o líder e fazer o Palmeiras campeão mais uma vez.
“Foi engraçado porque quando a distância abriu muito, o Abel começou a passar o discurso: ‘vou dar-nos como fora do título, só para tentar que o Botafogo comece a sentir mais pressão de ser líder. Sempre que me perguntarem, eu vou dizer que o Botafogo é o grande candidato, que o Botafogo tem tudo para ganhar, que o Botafogo só depende dele’. Porque sabíamos bem o que nos custou, no ano passado, sermos consistentes”, disse.
Leia também:
- Filipe Luís elege melhor técnico da história do Flamengo e de sua carreira
- Quantos jogadores o Atlético pretende contratar em 2024?
- Defesa do Cruzeiro quebra recordes e chama a atenção em ano conturbado
“É preciso saber estar na frente, lidar com a pressão, saber lidar com a visibilidade, com essas coisas todas de quem ganha. Sabíamos que era um clube que não ganha há muitos anos. A verdade é que estava com tudo para ganhar e com grande, grande, grande distância. O Abel disse isto, se calhar, há três ou quatro meses. O mais engraçado é que os jogadores partilhavam muito isso: ‘João, vais ver que eles vão começar a escorregar, vão começar a perder pontos'”, completou.
Monopólio?
Além de tentar manter a pressão no adversário, outra tática utilizada por Abel Ferreira foi a de manter os jogadores motivados, apesar da distância inicial na tabela. “Todos os anos usamos uma história para toda a competição. A história deste ano era o Monopólio (jogo de tabuleiro). A imagem do nosso meeting antes do jogo era o Monopólio, cada casinha era cada jogo.”
“O Abel começava sempre a dizer ‘ainda vai passar muita água nesta ponte’, que era a reta do Monopólio. O mais engraçado é que no final da reta, no final do retângulo, há a curva, e ele dizia: ‘a ver se eles não se despistam nesta curva'”, afirmou.
“O mais engraçado é que foi nessa curva que começámos a ficar a dois, três pontos. Quando passamos para a frente, ele disse: ‘vamos tirar o retrovisor do nosso carro, só interessa nós contra nós. Se formos mais rápidos do que quem vier atrás não nos vão apanhar’. Ele dava sempre o exemplo do Verstappen, que concorre sempre contra ele próprio. Ele gosta muito de desportos motorizados porque o pai é mecânico. Esqueçam quem vem atrás, é nós contra nós”, finalizou.
Abel Ferreira pelo Palmeiras
Abel Ferreira assumiu o comando técnico do Palmeiras em 2020. Desde então, conquistou nove títulos com o time paulista: dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), duas Libertadores da América (2020 e 2021), dois Campeonatos Paulista (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa (2023) e uma Recopa (2022).