CAMPEONATO BRASILEIRO

Palmeiras não terá Abel, Endrick e outros quatro contra o Atlético no Brasileiro

Suspensão do Campeonato Brasileiro "adia" também desfalques do Palmeiras, segundo regulamento; Atlético está diretamente relacionado
Foto do autor
Compartilhe

O enfrentamento entre duas das principais potências do futebol brasileiro nos últimos anos ainda está relativamente distante, mas já é possível antecipar informações importantes antes do duelo entre Atlético e Palmeiras, a ser disputado pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Diante do Galo, o Verdão terá uma extensa lista de desfalques em virtude de suspensões automáticas. Entre eles, o atacante Endrick e o técnico Abel Ferreira.

Na sexta rodada do Brasileirão, no último domingo (12/5), o Palmeiras foi derrotado pelo Athletico-PR, por 2 a 0, na Arena Barueri, em Barueri. Durante o duelo, o lateral-direito Mayke, os atacantes Endrick e Flaco López, o técnico Abel Ferreira e os auxiliares João Martins e Victor Castanheira foram advertidos com cartões amarelos pela terceira vez nesta edição da Série A.

Todos eles cumpririam suspensão automática diante do Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, no próximo fim de semana. Apesar disso, em virtude das enchentes que afetam drasticamente a população do Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu pedido de 15 clubes da elite do futebol nacional e decidiu pela suspensão das rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro.

Com isso, o Palmeiras teve suspensos os jogos contra Criciúma (fora de casa) e Vasco (dentro de casa). O próximo compromisso do Verdão no Brasileirão, portanto, passou a ser contra o Atlético, pela nona rodada. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 18h30 do dia 2 de junho (um domingo).

O que diz o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF para 2024?

O RGC da CBF para 2024 prevê que, em caso de adiamento de uma partida, atletas advertidos com três cartões amarelos ou um cartão vermelho deverão cumprir suspensão no jogo imediatamente posterior à punição. Sendo assim, o sexteto palmeirense fica de fora do confronto contra o Galo na Arena MRV.

Art. 60 – Ficarão automaticamente impedidos de serem relacionados para a partida subsequente da mesma competição o atleta ou o membro de Comissão Técnica advertido pelo árbitro a cada série de 3 (três) advertências, com cartões amarelos, independentemente da sequência das partidas previstas na tabela da competição.

§ 3º – Se a partida subsequente ao recebimento do terceiro cartão amarelo ou do cartão
vermelho for adiada, o cumprimento ocorrerá na partida imediatamente posterior à punição.

Regulamento Geral de Competições da CBF
Endrick em ação pelo Palmeiras na derrota diante do Athletico-PR - (foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Endrick em ação pelo Palmeiras na derrota diante do Athletico-PR(foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Endrick se despediria do Palmeiras diante do Atlético

A partida contra o Atlético seria a última do jovem Endrick, de 17 anos, com a camisa do Palmeiras. Em 3 de junho, o atacante se apresentará à Seleção Brasileira para a disputa da Copa América e, na sequência, viajará à Espanha para integrar o elenco do Real Madrid de forma definitiva.

Diante da situação, a despedida de Endrick do Palmeiras passa a ser o embate contra o San Lorenzo-ARG, a partir das 19h do dia 30 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo. O duelo será disputado pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Palmeiras tem dúvidas para enfrentar o Atlético no Brasileiro

Além dos desfalques já confirmados, o Palmeiras tem três dúvidas para enfrentar o Atlético pelo Campeonato Brasileiro. O volante Aníbal Moreno se recupera de um trauma no olho direito, enquanto os atacantes Dudu e Bruno Rodrigues se recuperam de cirurgias no joelho direito. O clube paulista não divulga prazos de tratamento de atletas lesionados.

Compartilhe