Atlético e Cruzeiro estarão relacionados de uma forma um tanto quanto inusitada nos próximos dias. De diferentes maneiras, os arquirrivais mineiros influenciam as decisões do Palmeiras sobre a mais nova promessa das categorias de base: o jovem lateral-direito Gilberto, de 19 anos.
Para explicar essa história, antes é preciso contextualizar o momento alviverde. A equipe do técnico Abel Ferreira vive uma espécie de crise na lateral direita. Os dois principais nomes da posição, Mayke e Marcos Rocha, estão lesionados.
Com isso, o Palmeiras apostou no jovem argentino Agustín Giay. O garoto de 20 anos foi o titular na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco nesse domingo (22/9), no Mané Garrincha, em Brasília, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nenhum atleta da posição esteve no banco de reservas.
Solução no sub-20?
Diante desse cenário, a comissão técnica palmeirense pode recorrer às categorias de base em busca de um reserva para Giay. É aí que entra o nome de Gilberto. O garoto é titular e um dos destaques do time sub-20. Ele, aliás, ganhou elogios de Abel.
“O Gilberto tem muita qualidade, ainda bem que contratamos o Giay, os dois (Mayke e Marcos Rocha) estão machucados. Felizmente temos o Giay, está preparado, o garoto também tem 20 anos”, pontuou o técnico alviverde, após a vitória sobre o Vasco.
Cruzeiro pode ‘atrapalhar’ planos
Portanto, existe a expectativa que Gilberto seja aproveitado – ao menos no banco de reservas – na próxima partida do time profissional do Palmeiras.
O adversário será justamente o Atlético, no próximo sábado (28/9), a partir das 18h30, no Brinco de Ouro da Princesa. A partida em Campinas, interior de São Paulo, vale pela 28ª rodada do Brasileirão.
Contudo, uma situação que envolve o Cruzeiro pode atrapalhar os planos de Gilberto ser relacionado contra o Galo.
Apenas dois dias depois de Palmeiras x Atlético pela Série A, o garoto terá um compromisso importante diante da Raposa, pelo time sub-20, na final do Brasileiro da categoria.
Palmeiras e Cruzeiro decidem o título na segunda-feira (30/9), a partir das 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo. Na última sexta (20/9), as equipes empataram a ida por 2 a 2, no Independência, em Belo Horizonte.
Gilberto foi um dos grandes nomes do primeiro jogo. O lateral-direito cobrou a falta que resultou no primeiro gol palmeirense e marcou o segundo.
Por conta desse calendário atribulado, o próprio Abel Ferreira deixou em aberto a possibilidade de aproveitar ou não o garoto contra o Galo no time profissional.
“Podemos ter ele sim, o Gilberto. Eles têm final do Brasileirão sub-20. Pode ser que sim, mas ele tem jogo na outra segunda-feira”, pontuou Abel.