Estêvão Willian revelou sua reação ao saber quando esteve perto de superar as participações de gols de Neymar entre os jovens de até 17 anos no Campeonato Brasileiro.
O atacante do Palmeiras soma 19 contribuições diretas em 25 jogos na Série A de 2024 – 11 gols e oito assistências. Já Neymar marcou 10 gols e deu seis passes decisivos em 33 partidas pelo Santos em 2009.
“Só fui reparar quando estava a uma ou duas participações em gols (para alcançar Neymar). Fui vendo e falei: ‘caramba, que legal’. Eu nem sabia”, disse Estêvão, em entrevista ao Palmeiras Cast.
“Poder bater esse recorde será inesquecível na minha carreira, ainda mais por ser meu ídolo e uma referência no futebol para mim”.
Estêvão Willian, atacante do Palmeiras
Outro recorde à vista
O Palmeiras tem mais sete jogos na reta final deste Campeonato Brasileiro. O time está na briga pelo título – ocupa a segunda posição, com 61 pontos, três a menos que o Botafogo, primeiro colocado.
O Verdão enfrenta o Corinthians na segunda-feira (4/11), às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Depois, encara Grêmio (casa), Bahia (fora), Atlético-GO (fora), Botafogo (casa), Cruzeiro (fora) e Fluminense (casa).
Como o técnico Abel Ferreira deverá usar força máxima, Estêvão tende a estar sempre em campo. Assim, ele pode estabelecer o recorde de artilheiro mais jovem da Série A.
O feito pertence a Keirrison, que tinha 19 anos e 11 meses quando terminou o Brasileirão de 2008 no topo do ranking, com 21 gols pelo Coritiba (Kléber Pereira, do Santos, e Washington, do Athletico-PR, também anotaram 21 gols).
Em 2024, Estêvão divide o primeiro lugar com Pedro, do Flamengo – que só voltará a jogar em 2025 por causa de grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Artilharia do Brasileirão 2024
- 11 gols – Pedro (Flamengo) e Estevão (Palmeiras)
- 10 gols – Hulk (Atlético)
- 9 gols – Flaco López (Palmeiras), Luciano (São Paulo), Raphael Veiga (Palmeiras) e Pablo Vegetti (Vasco)
- 8 gols – Lucero (Fortaleza), Lucas Moura (São Paulo), Yuri Alberto (Corinthians), Alerrandro (Vitória) e Everaldo (Bahia)