O atacante Paulinho finalmente está apto a estrear pelo Palmeiras. Vendido pelo Atlético para o clube paulista no final do ano passado em transação que totalizou 18 milhões de euros (R$ 113,6 milhões, na cotação atual), ele se recuperava de grave lesão sofrida enquanto atuava pelo alvinegro que o afastou dos gramados por mais de cinco meses.
Nesta sexta-feira (11/4), o camisa 10 publicou vídeo com a música “Pantera Negra”, do rapper Emicida, relembrando todo o processo de recuperação da fratura por estresse na tíbia da perna direita após cirurgia realizada em dezembro.
Ao final da publicação, ele indicou que será relacionado para o clássico contra o Corinthians, neste sábado, a partir das 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro: “Estava ansioso por este momento. A fase difícil e desafiadora já passou. Chegou a hora. Avanti, Palestra!”.
Paulinho estava em processo de transição física e treinou normalmente nos últimos dois dias. Assim, deve reforçar o time de Abel Ferreira para o jogo contra o arquirrival. Outro ex-Atlético também participou das atividades nos últimos dias e deve voltar à equipe: o lateral-direito Marcos Rocha.
Paulinho será titular?
Como está sem ritmo de jogo, Paulinho deve começar no banco e estreará caso Abel decida acioná-lo durante o clássico. Veja, abaixo, a provável escalação do Palmeiras.
- Weverton; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Murilo; Estêvão, Richard Ríos, Emi Martínez e Piquerez; Felipe Anderson (Maurício), Facundo Torres e Vitor Roque.
A lesão de Paulinho
O camisa 10 teve edema ósseo na canela direita, que o fez conviver com dores por metade de 2024. Ele chegou a precisar recorrer a injeções para ter condições de jogo. A situação evoluiu para fratura por estresse na região.
Em texto publicado no X (antigo Twitter) antes da cirurgia, Paulinho disse que decidiu “não tirar férias” para iniciar a recuperação.
Ainda no início do processo de recuperação, no final de dezembro do ano passado, o atacante foi negociado pelo Atlético com o Palmeiras. O Galo ficou com 80% do valor total da transação, ou seja, embolsou 14,4 milhões de euros (R$ 90,9 milhões), e ainda recebeu em troca os meio-campistas Gabriel Menino e Patrick.
Paulinho pelo Atlético
Antigo desejo do Palmeiras no mercado da bola, Paulinho foi anunciado como reforço do Atlético em dezembro de 2022 – àquela altura, por empréstimo junto ao Bayer Leverkusen-ALE. Em julho de 2023, após fim de contrato com o clube alemão, o jogador assinou vínculo definitivo com o Galo até o fim de 2026.
O atacante teve rápida adaptação ao Atlético e demonstrou qualidade técnica desde as primeiras atuações com a camisa preta e branca. Em duas temporadas pelo Galo, Paulinho somou 50 gols e 12 assistências em 120 partidas.
Ele foi o artilheiro alvinegro nas duas últimas edições da Copa Libertadores. Foram sete gols na edição de 2023 e outros sete na campanha de 2024, que terminou com vice na Argentina.