O Palmeiras agitou o mercado de transferências no fim de 2024 com o interesse em Andreas Pereira, meio-campista do Fullham. Cerca de cinco meses após as conversas, o jogador brasileiro abriu o jogo sobre os motivos que o fizeram permanecer na Inglaterra.
“Fizeram a proposta, falaram com meu empresário. Leila é uma pessoa que respeito muito. Admiro o trabalho dela. Mas tenho um carinho grande pelo Flamengo e estava no meio da temporada com o Fulham. Queria terminar a temporada. Não gosto de, no meio das coisas, deixar para trás. Falei com meu empresário: ‘Agora, vou passar’.” disse em entrevista divulgada por OGlobo neste sábado (24/5).
Andreas Pereira era uma das contratações de peso que o alviverde buscava para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Enquanto negociava com o meio-campista, o clube já havia contratado os atacantes Facundo Torres, ex-Orlando City, e Paulinho, ex-Atlético – pelo qual o clube paulista pagou 14,4 milhões de euros (cerca de R$ 90,9 milhões), além da cessão dos meio-campistas Patrick Silva e Gabriel Menino.
As conservas entre Palmeiras e o jogador do Fullham se estenderam por cerca de um mês. No fim de janeiro, em entrevista à TNT Sports, a presidente Leila Pereira admitiu o fracasso na tentativa de contratar o meia.
Na temporada 2024/25, Andreas Pereira soma 36 jogos, dois gols e cinco assistências pelo Fullham. A equipe londrina, que está na 10ª posição da Premier League, faz o último jogo neste domingo (25/5), a partir das 11h, contra o Manchester City.
Qual clube tem a preferência de Andreas Pereira em possível retorno ao Brasil?
Nascido na Bélgica, Andreas Pereira tem nacionalidade brasileira, mas demorou a atuar no país verde e amarelo. O jogador foi formado na base do Manchester United e passou por Granada, Valencia e Lazio antes de fechar com o Flamengo, em 2021.
A passagem pelo rubro-negro, que durou até 2022, ficou marcada pela falha na prorrogação da final da Copa Libertadores contra o Palmeiras, em 2021. As equipes empatavam por 1 a 1 até o meia errar um domínio que culminou no gol do centroavante Deyverson, responsável por garantir o título paulista.
Andreas Pereira se tornou alvo de críticas por parte da torcida flamenguista desde o episódio. Ainda assim, ele mantém o desejo de retornar ao Ninho de Urubu.
Sempre deixei claro que, se voltar ao Brasil, a primeira opção é o Flamengo, onde me senti à vontade. Tenho grandes amigos lá, joguei com Arrascaeta, com Gerson na Seleção. Sei também que encaixaria no time do Filipe Luís, que é um grande amigo. Conversamos muito. Mas é uma coisa que está em aberto. Tenho contrato de dois anos com o Fulham, clube que abriu as portas para mim e respeito. Mas virei torcedor do Flamengo, e essa conexão com o Flamengo vai ser sempre especial.
Andreas Pereira, meio-campista do Fullham