CAMPEONATO BRASILEIRO

‘Lei do ex’? Palmeiras tem seis ex-jogadores do Cruzeiro

Times se enfrentam neste domingo (1º/6), a partir das 19h30, em duelo que pode valer a liderança do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro e Palmeiras duelam neste domingo (1º/6) pela liderança do Campeonato Brasileiro. Em campo, o confronto no Mineirão terá um quê de reencontro para muitos. Afinal de contas, seis atletas do elenco alviverde já vestiram azul celeste anteriormente.

Estêvão

O meia-atacante Estêvão puxa a fila. Aos 18 anos, o garoto é uma das grandes promessas do futebol mundial e “nasceu” para o futebol na Toca da Raposa.

O camisa 41 fez parte das categorias de base no Cruzeiro até que, em 2021, transferiu-se ao Palmeiras. Completou a formação no alviverde e estreou como profissional justamente diante do ex-clube, em 2023.

Atualmente, é peça-chave do time do técnico Abel Ferreira, recebe convocações constantes para a Seleção Brasileira e já está vendido ao Chelsea, da Inglaterra. A despedida em território nacional, aliás, será no jogo no Mineirão. Depois, ele defenderá o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, antes de partir de vez para a Inglaterra.

Vitor Roque

Outra jovem promessa que surgiu na base celeste e agora está no Palmeiras é o centroavante Vitor Roque, de 20 anos. Ele chegou a estrear como profissional no Cruzeiro, em 2021, mas no ano seguinte se transferiu para o Athletico-PR. Foram apenas 16 jogos pela Raposa, com seis gols e uma assistência.

Depois, foi vendido pelo Furacão ao Barcelona. Passou por empréstimo pelo Real Betis até que, este ano, foi adquirido pelo Palmeiras por 25 milhões de euros – a maior compra da história do futebol brasileiro.

Murilo

Aos 28 anos, o zagueiro Murilo é mais um formado no Cruzeiro que atualmente defende o Palmeiras. O jogador atuou entre 2017 e o início de 2019 no time de cima da Raposa, com 57 jogos, nenhum gol e uma assistência. Pelo clube mineiro, conquistou duas edições da Copa do Brasil (2017 e 2018) e duas do Campeonato Mineiro (2018 e 2019).

Foi vendido em 2019 ao Lokomotiv, da Rússia, e lá ficou até 2022. Foi quando o Palmeiras o comprou, sem grande alarde. Em pouco tempo, tornou-se titular e passou a formar dupla de zaga com o capitão Gustavo Gómez.

Murilo, do Palmeiras(foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Maurício

O jovem meia Maurício, de 23 anos, também foi formado nas categorias de base do Cruzeiro. No profissional da Raposa, ele jogou 41 partidas, com seis gols e três assistências.

Maurício já demonstrava potencial, mas acabou vendido para o mercado interno, em meio à crise financeira vivida na Toca da Raposa na época. Em 2020, transferiu-se ao Internacional, clube pelo qual se projetou de vez no cenário nacional. Depois, no meio de 2024, o Palmeiras o comprou.

Mayke

Mayke é o mais experiente dos ex-jogadores do Cruzeiro a integrar o elenco do Palmeiras. O lateral-direito, também formado na Toca, tem 32 anos e defende o time alviverde desde que chegou por empréstimo em 2017. Posteriormente, foi adquirido em definitivo.

A carreira no Cruzeiro começou na base e teve glórias no profissional. Ele estreou no time de cima em 2013 e deixou a Raposa com 138 jogos, três gols, 16 assistências e uma série de títulos conquistados: dois do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), um da Copa do Brasil (2017) e um do Campeonato Mineiro (2014).

Bruno Rodrigues

O atacante Bruno Rodrigues, de 28 anos, é o único da lista que não foi formado nas categorias de base do Cruzeiro. Ele defendeu o time mineiro entre 2022 e 2023, por empréstimo do Tombense, e foi adquirido pelo Palmeiras em 2024.

Na Raposa, foram 67 jogos, com 17 gols, 10 assistências e o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022.

Desde que chegou ao Palmeiras, tem sofrido com graves lesões. Tanto é que jogou apenas duas vezes, ambas em 2024, sem gols ou assistências. Não jogará neste domingo.

Cruzeiro não tem ex-Palmeiras

Por outro lado, curiosamente, o elenco do Cruzeiro não conta com ex-jogadores do Palmeiras.

Cruzeiro x Palmeiras

Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam a partir das 19h30 deste domingo (1º/6), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista lidera a competição, com 22 pontos. Já a mineira aparece em terceiro lugar, com 20.

Compartilhe
Sair da versão mobile