Um pênalti marcado para o Bragantino, contra o Palmeiras, nesta quarta-feira (15/10), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, enfureceu Abel Ferreira, técnico do Verdão.
Aos 35 minutos da primeira etapa, a bola pegou no braço de Bruno Fuchs, após o Massa Bruta alçar bola na área palmeirense. Após revisão recomendada pelo assistente de vídeo, o árbitro da partida, Raphael Claus, marcou a penalidade máxima para o Bragantino.
Veja o momento em que a bola toca no braço do zagueiro:
Abel Ferreira se insurgiu
Enquanto o lance era revisado, Abel esbravejava à beira do campo, em insurgência com a possível decisão da arbitragem, que desfavoreceria o Palmeiras.
O português chegou a comparar o lance ocorrido no Campeonato Brasileiro com um momento parecido do jogo entre Marrocos e França, pela semifinal da Copa do Mundo Sub-20, em que a penalidade não foi marcada.
Lance ocorre em meio a polêmicas
As arbitragens recentes nos jogos do Palmeiras têm sido fortemente questionadas, em razão de um suposto favorecimento à equipe paulista.
O momento mais emblemático – e de maior repercussão – foi um pênalti não marcado para o São Paulo, na derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, no Morumbis, em São Paulo, na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No lance, ocorrido no dia 5 de outubro, o meio-campista Allan, do Palmeiras, escorregou e derrubou o atacante Gonzalo Tapia, do São Paulo, dentro da área. O árbitro Ramon Abatti Abel só mandou o jogo seguir e não foi chamado ao VAR para revisar a jogada.
A Confederação Brasileira de futebol afastou Ramon Abatti Abel, árbitro da partida, após a polêmica.