FUTEBOL NACIONAL

Embora líder, Palmeiras não venceu times do G5 e tem aproveitamento de ‘rebaixado’

Os principais tropeços do Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2025 foram diante dos melhores clubes, como Flamengo, Cruzeiro, Mirassol e Bahia

Compartilhe

O Palmeiras é o líder do Campeonato Brasileiro com 68 pontos e 21 vitórias, critério de desempate que deixa o clube paulista à frente do Flamengo. Porém, embora seja o primeiro colocado com merecimento esportivo, o Verdão não venceu times do G5 da Série A e tem aproveitamento de “rebaixado” diante das melhores equipes.

O último “confronto direto” perdido do Palmeiras foi neste domingo (9/11). No Maião, o Mirassol venceu o time da capital paulista por 2 a 1, em jogo da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse revés ampliou, ainda mais, o rendimento terrível dos comandados de Abel Ferreira contra os melhores times.

Jogos do Palmeiras contra o G5 do Campeonato Brasileiro

Empatado com 68 pontos, o Flamengo só segue na disputa justamente pelas duas vitórias sobre o rival. Em 25 de maio, o Palmeiras foi derrotado pelo rival carioca em casa por 2 a 0, enquanto o jogo do segundo turno foi vencido pelo rubro-negro, no Maracanã, em 19 de outubro.

Já o terceiro colocado Cruzeiro somou quatro pontos contra o time de Abel Ferreira. A Raposa venceu no Mineirão por 2 a 1, em 1º de junho, e empatou sem gols em 26 de outubro, no Allianz Parque, em partida marcada por polêmicas de arbitragem – como a não expulsão de Gustavo Gómez.

O mais recente tropeço foi diante da sensação do Campeonato Brasileiro. Além da vitória em casa, neste domingo (9/11), o Mirassol, que está em quarto, empatou com o Palmeiras em São Paulo. O duelo realizado em 17 de julho terminou com 1 a 1 no placar.

Por fim, o terrível desempenho do Palmeiras contra os times do G5 do Brasileirão ainda conta com duas derrotas para o Bahia. No primeiro turno, em 27 de abril, o atual quinto colocado venceu por 1 a 0, em São Paulo. Já o segundo turno ficou marcado pelo triunfo por 1 a 0 na Fonte Nova.

Desta forma, o Palmeiras já disputou os oito jogos contra os atuais times do G5 do Campeonato Brasileiro e somou apenas 2 dos 24 pontos possíveis, tendo assim um aproveitamento de 8,3% nesses confronto diretos. Além disso, todas as seis derrotas do Verdão na Série A de 2025 foram contra Flamengo (2x), Cruzeiro, Mirassol e Bahia (2x).

O merecimento por trás da liderança do Palmeiras

Mesmo com esse desempenho contra os rivais diretos, que é inferior ao de clubes rebaixados – o lanterna Sport tem 17% de rendimento no torneio, por exemplo -, o Palmeiras lidera de forma merecida o Campeonato Brasileiro. Por quê?

A explicação mais simples sobre o merecimento por trás da primeira colocação alviverde é o desempenho exemplar contra o restante dos clubes. Diante dos times que estão fora do G6 da Série A, o Palmeiras venceu 20 dos 22 jogos feitos e ainda não perdeu.

Os únicos tropeços que o time de Abel Ferreira teve contra essas equipes que estão em outras disputas no torneio foram diante do Vitória – 2 a 2 em 3 de agosto, no Barradão – e do rival Corinthians – 1 a 1 em 31 de agosto, na Neo Química Arena.

Desta forma, o Palmeiras tem o incrível aproveitamento de 93,9% dos pontos disputados contra os clubes que estão fora do G6.

E, para o azar dos times que ainda sonham pelo título, os adversários restantes do Verdão na Série A de 2025 terão esse mesmo perfil: Santos (17º), Vitória (16º), Fluminense (7º), Grêmio (14º), Atlético (9º) e Ceará (12º).

Compartilhe
Sair da versão mobile