SÉRIE A

Região do Brasil volta a ter time na Série A após 21 anos

Remo conseguiu acesso na Série B do Campeonato Brasileiro e representará Norte na elite em 2026; último nortista na A foi o Paysandu

Compartilhe
google-news-logo

O Norte do Brasil terá um representante na Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 21 anos. Nesse domingo (23/11), o Remo, do Pará, assegurou a quarta colocação da Série B de 2025 e, com isso, disputará a elite do futebol nacional na próxima temporada.

No Mangueirão, em Belém, o Leão Azul sofreu, mas conseguiu uma virada história para vencer o Goiás por 3 a 1, pela 38ª e última rodada da Segunda Divisão.

O resultado – aliado à derrota do Criciúma por 1 a 0 para o Cuiabá, na Arena Pantanal – colocou o time paraense em quarto lugar, com 62 pontos. Coritiba (campeão), Athletico-PR (vice) e Chapecoense (terceira colocada) também subiram.

Norte de volta

Com o acesso, o Remo retorna à Série A do Brasileirão após 31 anos. A última vez foi em 1994, quando a equipe da capital do Pará foi rebaixada como vice-lanterna.

Mas o acesso é emblemático não apenas para os torcedores do Remo, mas significa um passo relevante para o futebol de toda uma região. Afinal, o Norte do país não contava com um representante na Primeira Divisão desde 2005.

Naquele ano, o Paysandu – principal rival do Remo – disputou a elite, mas terminou nas 21ª (e penúltima) colocação, com 41 pontos em 42 jogos.

A campanha teve 12 vitórias, cinco empates e 25 derrotas, com 47 gols pró e 67 gols contra.

Aquele foi o último ano da Série A antes do atual formato, em pontos corridos com 20 clubes. Portanto, em 2026, será a primeira vez que um time do Norte do Brasil disputará o modelo em vigência.

Compartilhe
google-news-logo