Foi sofrido, mas o Santos conseguiu encerrar o jejum de cinco jogos sem vencer na temporada. Neste domingo, o Peixe superou o Grêmio por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cristaldo abriu o placar para os visitantes, enquanto Marcos Leonardo e Furch fizeram para o mandantes.
Com o resultado, porém, o Alvinegro Praiano segue na 17ª colocação, com os mesmos 21 pontos do Bahia, que venceu o Red Bull Bragantino e é o primeiro time fora do Z4. O Tricolor Gaúcho, por sua vez, caiu para quinto, com 33.
O jogo desta tarde marcou o retorno da torcida em jogos na Vila Belmiro após quatro partidas de suspensão. Os santistas, que decidiram abraçar o clube nesta luta contra o rebaixamento, fizeram muita festa. O ônibus da delegação foi recebido com um corredor de fogo e bastante sal grosso.
O Santos volta a campo agora no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), quando visita o Atlético, pela 21ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, mas às 18 horas, o Grêmio recebe o Cruzeiro.
O jogo
Empurrado pelas arquibancadas, que estavam lotadas nesta tarde, o Santos começou o jogo em cima. Com 10 minutos, Lucas Lima desarmou no meio de campo e acionou Mendoza na esquerda. O atacante partiu em velocidade, cortou para o meio e finalizou com perigo.
Aos 25, Marcos Leonardo teve uma boa chance para marcar. Após cobrança de escanteio, Joaquim desviou e o atacante completou para fora. Na sequência. Lucas Lima lançou Mendoza no bico da grande área em jogada ensaiada, mas o colombiano concluiu mal.
Do outro lado, o Grêmio assustou aos 33. Fabio desceu até a linha de fundo e cruzou na medida para João Pedro, que testou por cima. Já aos 44, Reinaldo pegou a sobra na entrada da área e, de primeira, chutou pelo lado.
No último lance do primeiro tempo, Marcos Leonardo saiu cara a cara com Gabriel Grando, mas tentou o passe para o lado e desperdiçou grande oportunidade.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Grêmio foi preciso ao descer para o ataque. Com menos de um minuto, Cristaldo emendou um foguete da entrada da área e marcou um belo gol para abrir o placar na Vila Belmiro.
Minutos depois, quase saiu mais um. Ferreirinha foi acionado por Pepê e buscou o ângulo em finalização de longe. O gremista só não anotou um golaço pois João Paulo se esticou todo para espalmar.
O Santos respondeu aos nove. João Basso fez boa jogada na linha de fundo e cruzou rasteiro para Joaquim, que bateu fraco e facilitou a vida de Grando.
Já aos 17, saiu o empate. Rincón armou o contra-ataque e deixou para Soteldo disparar. O camisa 10 carregou até a meia-lua e serviu para Marcos Leonardo, que bateu cruzado para deixar tudo igual.
O gol inflamou o estádio. Com isso, o Peixe partiu para cima em busca da virada. Aos 20, Jean Lucas arriscou em cobrança de falta e parou em defesa de Gabriel Grando. Nos minutos seguintes, o time seguiu rondando a área, mas encontrou dificuldades para concluir a gol.
Já aos 44, saiu a virada. Mendoza puxou contra-ataque e deixou Soteldo cara a cara com Grando. O atacante tocou de lado e Furch completou para o fundo da rede.
Nos minutos finais, o Grêmio tentou buscar o empate, mas nada foi suficiente para evitar a vitória do Santos na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 GRÊMIO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de agosto de 2023, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA) e Celso Luiz da Silva
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Joaquim, Furch (Santos); Reinaldo, Fabio (Grêmio)
Cartão vermelho: Reinaldo (Grêmio)
Público: 12.933
Renda: R$ 442.002,50
GOLS: Marcos Leonardo, aos 17 do 2ºT, Furch, aos 44 do 2ºT (Santos); Cristaldo, a 1 do 2ºT (Grêmio)
SANTOS: João Paulo; Joaquim (Rincon), João Basso, Alex e Dodô; Rodrigo Fernández (Nonato), Jean Lucas e Lucas Lima (Soteldo), Lucas Braga (Dodi), Marcos Leonardo (Furch) e Mendoza.
Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO: Gabriel Grando; Fabio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Carballo (Gustavo Martins), Pepê (Ronald), Bitello, Cristaldo (Everton Galdino) e Ferreira; João Pedro Galvão (André).
Técnico: Renato Portaluppi