A goleada do Vasco por 6 a 0 sobre o Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, representou a pior derrota da carreira de Neymar. Mais de 54 mil torcedores compareceram ao Morumbis, em São Paulo, na tarde deste domingo (17/8).
O camisa 10 do Peixe, que alimenta esperanças de retornar à Seleção Brasileira na próxima convocação do técnico Carlo Ancelotti, saiu do gramado chorando e foi consolado pelo treinador rival, Fernando Diniz.
Depois da partida, em declaração na zona mista do Morumbis, o craque soltou o verbo.
“Foi uma mer**. É uma vergonha fazer esse tipo de jogo com a camisa do Santos. Acho que todo mundo tem que botar a cabeça no travesseiro e pensar no que está fazendo. Com a atitude de hoje, se tiver que fazer o que fizemos hoje dentro de campo, não precisa nem reapresentar na quarta-feira”.
Neymar
A derrota acachapante gerou a consequência mais drástica: a demissão do técnico Cleber Xavier. Em breve comunicado, o Santos anunciou a saída do comandante.
“O Santos Futebol Clube comunica a saída do técnico Cleber Xavier. O clube agradece os serviços prestados pelo treinador e deseja sorte na sequência da carreira”.
Nota oficial do Santos
Cléber Xavier vinha de sequência positiva no Brasileirão: empate por 2 a 2 com o Sport e vitórias sobre Juventude (3 a 1) e Cruzeiro (2 a 1). Contudo, o impacto negativo do revés para o Vasco deixou a situação do técnico insustentável.
O diretor-executivo Alexandre Mattos se pronunciou sobre o desligamento do técnico (assista abaixo).
“Pedir perdão ao torcedor. Não tenho nem palavras para demonstrar. Foi uma vergonha. Uma derrota completamente fora do padrão que a gente tem da grandeza do clube. Vai acarretar algumas mudanças, dentre elas a saída do Cléber”, iniciou Mattos.
“Particularmente, estou envergonhado. Precisamos trabalhar muito. Remamos muito para colocar o Santos com a cabeça fora da água. É trabalhar mais e buscar essa retomada. Um jogo péssimo, em todos os sentidos. Nunca mais pode acontecer”, completou o diretor, que trocou o Cruzeiro pelo Santos no início de junho.
Os memes da goleada do Vasco sobre o Santos
Memes e reações à goleada histórica tomaram conta das redes sociais. No X, o perfil oficial do Santos parou de postar depois do quarto gol do Vasco e só voltou no fim do jogo, com uma foto de Neymar batendo escanteio.
Contas dedicadas a publicações satíricas e humorísticas fizeram trocadilhos com o número de gols marcados pelo Vasco. “Finalmente o Neymar conseguiu o hexa!”, escreveu uma página ligada ao Cruz-maltino.
O Alvinegro Praiano é o 15º colocado do Brasileirão, com 21 pontos em 19 jogos. O Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento (17º), soma 19 pontos, com uma partida a mais.
TÁ EM CRISE?????
CHAMA O SANTOS!!! pic.twitter.com/Bb9u0MtAjk— Pedro Certezas (@pedrocertezas) August 17, 2025
Torcida do Santos virou as costas para o campo. pic.twitter.com/sqrgouGtY7
— ⚽ (@DoentesPFutebol) August 17, 2025
informação: o Vasco fez mais gols no Santos hoje do que o Neymar fez de gols na sua última temporada pic.twitter.com/p0xZqcC77z
— giulia (@giuliiadias) August 17, 2025
imagina esperar que o Neymar resolva alguma coisa na copa do mundo se ele não consegue fazer diferença num jogo entre Santos e Vasco
pic.twitter.com/4MDAVM7vqI— Matheus (@matheuscaseca) August 17, 2025
O cara foi contratado para ser craque do time.
— Mauro Cezar (@maurocezar) August 17, 2025
Jogou nada.
Reclamou tudo.
Foi goleado.
Mas saiu de campo como se fosse a vítima.
Tudo pelo protagonismo.
Um teatro mambembe coadjuvado pelo técnico adversário.
E ainda haverá que defenda.
Vocês merecem.