O meia-atacante Neymar voltou a campo neste sábado depois de quase dois meses se recuperando de uma lesão muscular. Após o empate por 1 a 1 com o Fortaleza, o técnico do Santos, Juan Pablo Vojvoda, analisou o resultado e revelou os bastidores sobre o retorno do camisa 10, exaltando a importância do brasileiro.
“O Neymar entrou bem. Esperava o Neymar um pouco mais abaixo do que vi, porque teve poucos treinamentos, mas demonstrou qualidade, personalidade, tirou a pressão de todo mundo e carregou somente para ele essa pressão para que o jogo começasse a fluir. Vamos precisar dele e vou exigir mais. Eu pensava em usá-lo por 10 ou 15 minutos e terminou jogando 25 minutos. Então foi algo positivo”, declarou Vojvoda.
“Não é só mais um jogador. É um jogador muito importante, não só para o Santos, mas para o mundo do futebol”, afirmou.
Neymar saiu do banco de reservas aos 22 minutos do segundo tempo e entrou no lugar de Victor Hugo. O camisa 10 cobrou uma falta perigosa e deu a assistência para o gol de Adonis Frías.
Técnico do Santos revela bastidores de retorno de Neymar
Havia uma previsão de que Neymar voltasse a reforçar o Santos apenas na próxima semana. Contudo, o atleta voltou a ser relacionado cerca de dois meses depois de se recuperar de lesão no músculo reto femoral da coxa direita e ajudou o Peixe a buscar o empate contra o Fortaleza, por 1 a 1, na Vila Belmiro.
O meia-atacante havia disputado seu último jogo no dia 14 de setembro, no empate contra o Atlético. Assim, foi desfalque para Vojvoda por sete partidas.
“A decisão de relacionar o Neymar tenho que tomar decisões porque é meu trabalho, mas tive uma conversa com ele e recebi a resposta dele: ‘professor, estou bem, quero ajudar’. Ontem provamos em um treino curto e tomei essa decisão. Foi uma decisão facilitada por ele. Foi ele que me ajudou com essa decisão com essa resposta”, explicou.
Vojvoda reconhece 1° tempo a baixo e diz o que tira de positivo de empate
Vojvoda reconheceu que o Peixe fez um primeiro abaixo. Na etapa inicial, o Peixe viu o Fortaleza abrir o placar, com Adam Bareiro. O Leão do Pici chegou a fazer o segundo, que foi anulado por impedimento. Os donos da casa buscaram o empate na etapa final, após a entrada de Neymar, com gol de Adonis Frías.
“Fizemos um primeiro baixo, reconheço isso. Foi com posse de bola, mas não tivemos finalizações, demos transições e nossa finalização não foram efetivas. Não gostei do primeiro tempo mas tenho como positivo a reação do time no segundo tempo”, analisou.
“Fizemos várias mudanças. O futebol é assim, não tem que esperar muito. Mas corremos o risco de fazer as três mudanças no intervalo, porque você fica só com duas, tinha jogadores amarelados. Tiro de positivo o continuar na partida até o último momento. As mudanças foram bem, principalmente de Robinho Jr., o Arão também. O Tiquinho, precisávamos de presença de área, mas não tivemos essa fluidez para melhor aproveitá-lo. É minha tarefa que ele continue evoluindo”, explicou.
Situação do Santos no Brasileiro
O Santos não conseguiu tirar proveito do terceiro pior visitante do Brasileirão e somou apenas um ponto com o Fortaleza, se mantendo na 16ª posição. O Peixe poderia abrir quatro pontos de vantagem da zona de rebaixamento, mas agora, tem apenas dois a mais que o Vitória, que abre o Z4.
Próximo jogo do Santos
Palmeiras x Santos
Competição: Campeonato Brasileiro (32ª rodada)
Data e horário: 6 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)