SANTOS

Dois erros e quatro polêmicas de Neymar em retorno ao Santos

Em meio a polêmicas, Neymar tenta evitar rebaixamento do Santos na Série A do Campeonato Brasileiro

Torcedores do Santos se encheram de expectativa em janeiro de 2025, quando o meia-atacante Neymar retornou ao clube. Ao longo da temporada, o craque pouco atuou em função de problemas físicos, colecionou polêmicas e agora se vê perto de participar do segundo rebaixamento da história do Alvinegro Praiano.

O No Ataque reuniu dois acontecimentos que podem ser considerados erros do camisa 10 e outras quatro polêmicas nas quais Neymar esteve envolvido em 2025.

Erros de Neymar

Discussão com companheiros de time e reclamação de substituição em Flamengo x Santos

O Santos está na 17ª posição do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos – um a menos que o Vitória, 16º colocado com 33. Nesse domingo (9/11), com Neymar como titular e capitão, o Peixe perdeu por 3 a 2 para o Flamengo no Maracanã, pela 33ª rodada.

Em diversos momentos da partida, as câmeras de transmissão flagraram o meia-atacante reclamando com companheiros de equipe. Também sobrou para a comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda.

Aos 40 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo vencia por 3 a 0, Neymar foi substituído. Enquanto se dirigia ao banco de reservas, se queixou com um dos auxiliares do treinador: “Você vai me tirar?”.

O integrante da comissão técnica colocou as mãos no ombro dele para cumprimentá-lo, porém o astro ex-Barcelona e Paris Saint-Germain não retribuiu o gesto. Sem Neymar, o Santos fez dois gols em três minutos.

Ainda que Vojvoda tenha tratado a reação como normal em entrevista coletiva, as informações de bastidores dizem que o episódio repercutiu mal dentro do Santos. Segundo o site ge, a leitura interna é de que Neymar dá a entender que os outros jogadores do Peixe não são capazes de salvar o time do rebaixamento.

Há também a interpretação de que ele expôs os companheiros de equipe ao ridículo e não buscou ajudar o time a reagir na partida. Nos últimos dias, as arestas parecem ter sido aparadas.

Assista às reclamações de Neymar em Flamengo x Santos:

Bate-bocas com torcedores

As discussões de Neymar em 2025 não têm sido somente com jogadores do Santos. Houve episódios nos quais o camisa 10 teve diálogos acalorados com torcedores.

Um deles ocorreu em 21 de julho, na derrota por 2 a 1 para o Internacional pela 16ª rodada da Série A. Ao fim da partida, o craque se dirigiu às arquibancadas da Vila Belmiro e bateu boca com o santista Alex Sander Silva. O atrito só foi encerrado porque o goleiro João Paulo o retirou do local.

Na semana anterior, o camisa 10 já havia discutido com um torcedor do Peixe que xingou o lateral-direito Danilo, do Flamengo. Na ocasião, Neymar pediu para que o santista respeitasse o adversário.

Disputado no dia 16, o duelo da 14ª rodada terminou com vitória do Santos por 1 a 0, com gol do próprio Neymar. Pouco tempo depois, em agosto, torcedores do Alvinegro Praiano organizaram um protesto no CT Rei Pelé e, em conversa com o meia-atacante, o cobraram pelas discussões.

Neymar e torcedor do Santos discutiram após derrota para o Internacional (foto: Reprodução)

Polêmicas de Neymar

Faixa de torcedores

Nessa quinta-feira (13/11), o descontentamento de santistas com o ídolo foi exposto em faixa com os dizeres: “Neymar, vamos só jogar bola!”. A mensagem foi colocada em frente ao CT Rei Pelé.

O ato ocorre após os episódios contra o Flamengo e às vésperas do clássico contra o Palmeiras, que será disputado a partir das 21h deste sábado (15), na Vila Belmiro – o jogo é válido pela 13ª rodada do Brasileiro.

Faixa de torcedores do Santos em protesto contra Neymar(foto: Reprodução)

Ataque a jornalistas

Outra polêmica ocorrida nessa quinta (13) foi o comentário de Neymar nas redes sociais em relação a uma publicação do ge. Assinada pelos jornalistas Bruno Gutierrez, José Edgar de Matos e Ana Canhedo, a matéria em questão trazia que o meia-atacante teria ligado para Vojvoda a fim de se desculpar pelas reclamações contra o Flamengo.

Nos comentários de uma postagem no Instagram, ele negou a informação e subiu o tom contra os profissionais. “Mais uma mentira inventada por um jornalista de merd*”, escreveu.

https://twitter.com/futebol_info/status/1988609460684906746?s=20

Ida à final da Kings League

Em 18 de maio, o Santos perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 9ª rodada da Série A. Neymar, que se recuperava de lesão na coxa esquerda, não esteve em campo e nem sequer compareceu ao estádio do Timão para dar apoio aos companheiros de time.

No entanto, após o confronto, foi ao Allianz Parque, do Palmeiras, onde ocorreu a final da Kings League Brasil. Lá, assistiu ao título do Furia FC, do qual é presidente ao lado do “parça” Cris Guedes.

O episódio gerou uma série de críticas. Torcedor declarado do alvinegro, o jornalista Fábio Sormani disparou: “A sua presença na final da Kings League foi um tapa na cara do torcedor do Santos, Neymar. O Santos tinha acabado de perder para o Corinthians em Itaquera, afundado na zona de rebaixamento, e você se divertindo na Kings League enquanto o torcedor do Santos estava chorando. Neymar, você zombou da torcida do Santos”.

Em publicação nas redes sociais, Neymar rebateu os comentários. Ele publicou fotos ao lado de Cris Guedes e jogadores do Furia FC e, na legenda, escreveu: “Quando você consegue conquistar grandes coisas ao lado do seu melhor amigo, vale a pena enfrentar qualquer coisa”.

Publicação de ‘escalação’ do Santos

No fim de abril, quando o Santos estava sem técnico após a demissão de Pedro Caixinha, Neymar publicou uma suposta escalação do Peixe em story no Instagram. A formação, que tinha mudanças em relação ao time que o técnico português costumava mandar a campo, foi apagada rapidamente.

À época, discutiu-se a influência de Neymar no clube, com especulações se era ele mesmo quem definiria a escalação, ainda que César Sampaio estivesse comandando a equipe de forma interina.

No duelo seguinte ao episódio – a derrota por 2 a 1 para o Bragantino pela 6ª rodada da Série A -, o Santos entrou em campo com time semelhante ao que havia sido publicado pelo jogador. Lesionado, o camisa 10 não jogou.

Time postado por Neymar (à esquerda) e formação inicial do Santos contra o Bragantino (à direita)(foto: Reprodução/Instagram – Reprodução/Sofascore)

Os números de Neymar pelo Santos em 2025

  • Jogos: 23
  • Gols: 6
  • Assistências: 3
Compartilhe
Sair da versão mobile