O São Paulo sofreu baixa “de última hora” para o duelo contra o Atlético, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (5/4), o volante Luiz Gustavo, de 37 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, com tromboembolismo pulmonar.
O atleta já havia se queixado de dores na região torácica anteriormente. Ele foi encaminhado pelo departamento médico do São Paulo para exames de imagem, que acabaram por detectar o problema.
Em publicação nas redes sociais, o Tricolor Paulista destacou que o jogador foi internado para “observação e tratamento”. O clube ainda assegura que Luiz Gustavo permanecerá assim “pelos próximos dias, até novas avaliações”.
Sem Luiz Gustavo, o São Paulo deve ter Alisson, Bobadilla e Marcos Antônio como trio de meio-campistas diante do Galo. Sem Oscar e Lucas Moura, o técnico Luis Zubeldía pode preservar peças importantes da equipe pensando no compromisso contra o Alianza Lima-PER, pela fase de grupos da Copa Libertadores.
Luiz Gustavo havia disputado dois jogos pelo São Paulo na atual temporada – ambos como titular. O volante ex-Seleção Brasileira foi acionado no empate com o Sport (0 a 0), pela primeira rodada do Brasileirão, e na vitória sobre o Talleres-ARG (1 a 0), pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.

O que é tromboembolismo pulmonar?
O tromboembolismo pulmonar é a obstrução parcial ou total da artéria pulmonar ou de seus ramos. Normalmente, a doença ocorre quando um coágulo sanguíneo obstrui a região em questão.
Este coágulo se desloca de uma veia profunda das pernas. Os principais sintomas são dor no peito, falta de ar e tosse com sangue, e o tratamento pode ser feito por meio de anticoagulantes, trombolíticos e do processo conhecido como embolectomia pulmonar – procedimento que remove coágulos do sangue.
Atlético x São Paulo no Campeonato Brasileiro
O primeiro compromisso do Atlético como mandante no Campeonato Brasileiro de 2025 será disputado neste domingo (6/4), a partir das 16h. Ainda sem a Arena MRV em virtude do problema logístico que impede a instalação do gramado sintético no estádio, o Galo aposta na força do Mineirão para somar os primeiros três pontos na competição nacional.
O adversário alvinegro será o São Paulo. O embate entre Galo e Tricolor Paulista será disputado pela segunda rodada do Brasileirão.