FUTEBOL NACIONAL

STJD pune técnico por ‘reclamação desrespeitosa’ em jogo contra o Atlético

Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou expulsões no jogo entre Atlético e São Paulo, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Luis Zubeldia, técnico do São Paulo, na manhã desta terça-feira (20/5) por “reclamação desrespeitosa” em jogo contra o Atlético. As equipes empataram por 0 a 0 em 6 de abril, domingo, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Além do treinador, o atacante Calleri também foi expulso nesse jogo e julgado pelo STJD, mas não foi punido. O único que recebeu sanções do STJD foi Luis Zubeldia, técnico que foi advertido com o cartão vermelho ainda no primeiro tempo. Relembre o lance abaixo.

“Aos 44 do primeiro tempo, o zagueiro Lyanco fez falta em Ferraresi. O técnico Zubeldia protestou bastante, pedindo o segundo amarelo para o jogador adversário. Por causa disso, o treinador argentino levou o primeiro cartão amarelo. O argentino seguiu reclamando em direção ao árbitro Ramon Abatti Abel, recebeu o segundo amarelo e, por consequência, o vermelho. A súmula da partida narrou ainda que Zubeldia entrou em campo e precisou ser contido por seus atletas”, descreveu o STJD.

Desta forma, a procuradoria do STJD denunciou o treinador por reclamação desrespeitosa e por invadir o campo. Por isso, Zubeldia foi punido com duas partidas de suspensão e desfalcará o São Paulo no Campeonato Brasileiro, como decretado pela relatora Renata Baldez, acompanhada pelos auditores Ramon Rocha e Raoni Vita e o presidente em exercício Lucas Brandão.

“Ao técnico Zubeldia, verifiquei em vídeo que ele adentra em campo como está disposto no artigo 258 e no 258-B. Apesar de não constar na súmula a transcrição, acredito que ele exagerou na forma de se insurgir contra a arbitragem com dedo em riste, precisando ser contido pelos demais atletas e deixa a área dele e entra em campo com o jogo transcorrendo. Entendo que a invasão em campo foi um meio para reclamar de forma desrespeitosa. Considerando o cenário, aplico a suspensão por duas partidas no artigo 258, inciso II, absorvendo o artigo 258-B do CBJD”

Renata Baldez, relatora do caso no STJD

O próximo jogo do São Paulo de Zubeldia no Campeonato Brasileiro será no sábado (24/5), às 18h30, no Morumbis, diante do Mirassol.

Compartilhe