SÃO PAULO

Oscar volta ao CT do São Paulo após desmaio por síncope vasovagal

Oscar foi ao CT pela primeira vez desde que passou mal durante bateria de exames do São Paulo em novembro

Compartilhe
google-news-logo

Thais Bueno – O meio-campista Oscar compareceu no CT do São Paulo pela primeira vez, nesta sexta-feira (5/12), após o susto passado com o desmaio durante uma bateria de exames em novembro. Ele foi diagnosticado com um quadro de síncope vasovagal depois de uma extensa análise clínica.

O camisa 8 não participou de nenhuma atividade no gramado nesta sexta-feira. Ele foi ao SuperCT apenas para rever os companheiros e prestar apoio ao elenco antes dos últimos treinos da temporada, que se encerra neste domingo para o Tricolor.

O meio-campista continua cumprindo protocolo de repouso domiciliar, seguindo orientações médicas. Ele, portanto, não participará de nenhum treino da equipe nesta reta final de ano.

Segundo apurou a reportagem da Gazeta Esportiva, a tendência é que Oscar tome a decisão de se aposentar dos gramados. O jogador deve definir seu futuro em janeiro e há grandes chances de que ele decida por encerrar a carreira.

A fratura em três vértebras já havia mexido com o atleta, que sofreu uma dura queda e teve muitas dificuldades para se movimentar durante um bom tempo. Agora, com o diagnóstico da síncope vasovagal, o sinal de alerta triplicou para Oscar.

Fora da temporada de 2025, a última partida de Oscar foi no dia 19 de julho, diante do Corinthians, quando sofreu uma fratura. O atleta disputou apenas 21 jogos desde o retorno ao clube tricolor, com dois gols e cinco assistências.

Relembre o caso Oscar

O São Paulo decidiu antecipar os testes de pré-temporada. No último dia 11 de novembro, primeiro dia de exames, Oscar desmaiou quando já estava no fim da avaliação médica. O jogador passou mal em cima da bicicleta e foi prontamente atendido pela equipe que coordenava os exames.

O atleta foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein, onde teve detectada uma intercorrência com alterações cardiológicas. Ele passou por uma bateria de exames e, dois dias depois, teve constatado um quadro de síncope vasovagal.

Após o caso, Oscar permaneceu em repouso domiciliar, protocolo que segue cumprindo desde então.

O que é síncope vasovagal?

A síncope vasovagal nada mais é que um desmaio ocasionado por uma reação exagerada do nervo vago, o mais longo do corpo, responsável por regular funções como frequência cardíaca e respiração.

Geralmente, desmaios causados pela síncope vasovagal têm a ver com gatilhos como estresse emocional e esforço físico.

Compartilhe
google-news-logo