O Vasco aliviou a crise no Campeonato Brasileiro ao vencer o Vitória por 2 a 1, neste domingo (12/5), em São Januário, pela sexta rodada. O francês Payet, que retornou ao time, deu assistências para os gols de Maicon e Vegetti. Iury Castilho descontou para o rubro-negro baiano.
Contra o Vitória, o Vasco não foi muito bem no primeiro tempo, mas começou a etapa final com tudo e marcou duas vezes rapidamente. Fora de campo, a diretoria busca acertar com o técnico português Álvaro Pacheco, do Vitória de Guimarães.
Com o resultado deste domingo, o Vasco agora soma seis pontos e está na 13ª colocação, enquanto o Vitória continua sem vencer, tem apenas um ponto em cinco jogos e ocupa o 19º lugar.
Na próxima rodada, o Vasco tem clássico pela frente e enfrenta o Flamengo, sábado, às 21h (horário de Brasília), no Maracanã. O Vitória vai entrar em campo no mesmo dia para encarar o Atlético-GO, às 16h (de Brasília), no Barradão.
O jogo
O Vasco contou com o retorno de Payet, preservado nos últimos jogos para aprimorar a parte física. João Victor foi outra mudança do técnico interino Rafael Paiva. Ele entrou na lateral direita.
A primeira chance foi do Vasco. Aos nove minutos, após cruzamento para a área, a bola sobrou para Payet. O francês chutou, mas o goleiro Lucas Arcanjo salvou com a ajuda da zaga. Na sequência, o Gigante da Colina pediu pênalti em Galdames, que levou um chute de Reynaldo. Contudo, a arbitragem de Raphael Claus (Fifa-SP) mandou seguir.
Aos 29, David recebeu pela esquerda e bateu. A bola foi para fora. Três minutos depois, Vegetti fez o pivô para Galdames. A finalização dele desviou e quase entrou, saiu à direita, com o goleiro batido.
O Vitória assustou aos 37 minutos. Janderson fez grande jogada pela direita e encontrou Matheuzinho. Ele finalizou por cima, na melhor chance do clube baiano. Aos 48, Piton cruzou e Vegetti se antecipou à zaga e cabeceou, mas Lucas Arcanjo defendeu. O primeiro tempo terminou sem gols. Parte da torcida do Vasco vaiou.
Segundo tempo
Rafael Paiva mudou o Vasco no intervalo. Ele colocou Adson no lugar de Rossi. O Gigante da Colina abriu o placar aos quatro minutos. Payet cobrou escanteio, Maicon apareceu bem na área e desviou para o gol: 1 a 0.
O Vasco ampliou logo na sequência, aos dez minutos. Payet levantou para Vegetti. O centroavante se jogou e completou para o gol: 2 a 0. Aos 24, Sforza cobrou falta e acertou o travessão.
O Vitória quase diminuiu com Iury Castilho, que entrou no segundo tempo. Após bola levantada para a área, a zaga do Vasco não cortou. O atacante, então, emendou, mas acertou o travessão. O Gigante da Colina respondeu no minuto seguinte. Adson deu bom passe para David, que parou em Lucas Arcanjo. O goleiro do Vitória trabalhou novamente aos 31 minutos, em finalização de fora da área de Galdames.
O clube baiano conseguiu diminuir aos 43 minutos. Iury Castilho apareceu livre na área e completou, após rebote de Léo Jardim em chute de Jean Mota, outra alteração do Vitória. Aos 46 minutos, Camutanga se estranhou com Praxedes, que entrou no segundo tempo, e foi expulso. Ele deixou o braço e acertou o rosto do jogador do clube carioca. O Vasco ficou com o triunfo e se recuperou no Campeonato Brasileiro.
VASCO 2X1 VITÓRIA
VASCO: Léo Jardim; João Victor (Paulo Henrique), Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Galdames (Mateus Carvalho) e Payet (Praxedes); Rossi (Adson e depois Puma Rodríguez), David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Willean Lepo (Zeca), Camutanga, Reynaldo e PK; Luan Vinícius (Iury Castilho), Dudu e Rodrigo Andrade e Matheuzinho (Jean Mota); Janderson (Luiz Adriano) e Alerrandro (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
Gols: Maicon, aos 4′ do 2ºT, e Vegetti, aos 10′ do 2ºT (Vasco); Iury Castilho, aos 43′ do 2ºT (Vitória)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de maio, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Público: 11.094 torcedores
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP)
Cartão amarelo: Maicon, Sforza, Galdames, David e Praxedes (Vasco) e Iury Castilho (Vitória)
Cartão vermelho: Camutanga (Vitória)