Foi uma noite que lavou a alma do torcedor vascaíno. Em um São Januário castigado por um dilúvio que paralisou o jogo por uma hora e meia no intervalo, o Vasco não tomou conhecimento do Internacional, aplicou uma goleada histórica por 5 a 1 e, de quebra, praticamente selou sua permanência na elite do futebol brasileiro.
Situação da tabela
O Vasco chegou a 45 pontos, subiu para o 10º lugar e abriu seis de vantagem para a zona de rebaixamento a duas rodadas do fim. O alívio é imenso. Para o Inter, estacionado nos 41 e a apenas dois do Z4, a situação é de desespero.
Com a missão praticamente cumprida, o Vasco agora busca confirmar a vaga na Sul-Americana nos confrontos contra o Mirassol, em casa, e o Atlético, fora.
O Cruz-maltino ainda pode se classificar para a Copa Libertadores, pois disputará a semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense. Se avançar, pegará Corinthians ou Cruzeiro na final.
Como foi o jogo
A tempestade começou dentro de campo, e foi toda cruzmaltina. Pressionado por uma sequência de cinco derrotas, o Vasco entrou em campo com uma fúria avassaladora. Com menos de um minuto, Andrés Gómez roubou a bola no ataque, invadiu a área e abriu o placar. O Inter mal teve tempo de respirar. Aos 8 minutos, Paulo Henrique fez grande jogada pela direita e serviu Rayan, que teve tempo de dominar e ampliar.
O massacre parecia desenhado. O Vasco empilhava chances, e Coutinho, aos 27 minutos, ainda acertou a trave em um belo chute de fora da área. O Inter, completamente perdido, só foi assustar no final. E em um lance isolado nos acréscimos, achou um gol com Ricardo Mathias, que deu uma sobrevida improvável ao time gaúcho no intervalo.
Então, veio o dilúvio. Uma chuva torrencial desabou sobre São Januário, alagando o gramado e forçando uma paralisação de 1 hora e 30 minutos. Havia a dúvida se a bola voltaria a rolar, se o ímpeto vascaíno seria freado. Mas não foi.
Assim que a partida recomeçou, o Vasco repetiu o roteiro. Com menos de um minuto da segunda etapa, Thiago Mendes lançou Andrés Gómez, que cruzou para Rayan marcar seu segundo no jogo. O gol desmontou o Inter.
Aos 11 minutos, foi a vez de Barros, de cabeça, transformar a vitória em goleada. E aos 19, aproveitando um erro bizarro da defesa colorada, Nuno Moreira fechou a conta com o quinto gol.
VASCO 5 X 1 INTERNACIONAL
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta,Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes (Puma Rodríguez), Philippe Coutinho (Vegetti) e Andrés Gómez (Matheus França); Rayan (Paulinho) e Nuno Moreira (Hugo Moura). Técnico: Fernando Diniz.
INTERNACIONAL: Rochet; Bruno Gomes, Aguirre (Ricardo Mathias), Mercado, Vitão e Bernabéi; Thiago Maia (Luiz Otávio) (Bruno Henrique), Alan Rodríguez, Alan Patrick (Borré) e Carbonero; Vitinho. Técnico: Ramón Díaz
Competição: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Cartões Amarelos: Carbonero (INT) e Fernando Diniz (VAS)
Arbitragem
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Gols
- Andrés Gómez, aos 3’ do 1ºT (Vasco)
- Rayan, aos 8’ do 1ºT (Vasco)
- Ricardo Mathias, aos 47′ do 1ºT (Internacional)
- Rayan, aos 2′ do 2ºT (Vasco)
- Barros, aos 11′ do 2ºT (Vasco)
- Nuno Moreira, aos 19′ do 2ºT (Vasco)
Próximos jogos
Vasco
- Vasco x Mirassol (37ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 2 de dezembro (terça-feira) às 19h
- Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Internacional
- São Paulo x Internacional (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 3 de dezembro (quarta-feira) às 20h
- Local: Vila Belmiro, em Santos