O América encerrou o jejum de vitórias da temporada. Depois de cinco empates seguidos, o Coelho foi dominante e venceu o Botafogo-SP por 3 a 1, nesta sexta-feira (9/8), no Independência, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Bem organizado e efetivo, o alviverde foi protagonista e saiu na frente com Marlon e Fabinho. O atacante Alexandre Jesus descontou para o time paulista, mas os donos da casa revidaram e ampliaram com Daniel Júnior, estreante da noite.
Com o resultado, o América somou 33 pontos e voltou ao G4 – é o quarto colocado. A equipe, contudo, ainda depende do Vila Nova para encerar a rodada na zona de classificação à Série A. Isso porque o Vila tem 30 pontos e, em caso de vitória, jogará o Coelho para quinto. Por isso, o alviverde precisa torcer para uma derrota ou empate dos goianos.
O Botafogo-SP está na 16° posição, com 22 pontos – uma distância de três para a Chapecoense, primeiro time do Z4.
O América aproveitou todo o espaço que foi concedido pelo Botafogo-SP. Os visitantes não marcaram a saída de bola, o que deixou o alviverde confortável para trabalhar a posse de bola até chegar no campo ofensivo. O meio-campo mais povoado favoreceu o estilo de jogo. Foi de onde saíram as jogadas para os gols.
A segunda etapa foi emocionante. Com direito a dois gols anulados por impedimento, o Botafogo-SP fez pressão, mas não conseguiu sair com a melhor. O América, que pareceu desligado em certo momento, logo retomou o volume de jogo e não desperdiçou a melhor chance para sacramentar a vitória.
Próximos jogos
O América volta a campo na sexta-feira (16/8), para enfrentar o Novorizontino, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, às 21h30, pela 21ª rodada da Série B.
Já o Botafogo-SP enfrenta o Paysandu, no domingo (18/8), às 18h30, no estádio Santa Cruz, também pela 21ª rodada.
O jogo
O América dominou as ações ofensivas do primeiro tempo do jogo. Com mais posse de bola, o Coelho se sentiu confortável para trocar passes em busca de jogadas promissoras. Com nova formação tática – quatro meio-campistas e uma dupla de ataque -, o time conseguiu se encaixar frente a um Botafogo-SP apático.
A boa aproximação da meta adversária deu resultado. Pelo lado esquerdo, Marlon recebeu cruzamento e aproveitou para chutar de fora da área. A bola desviou Lucas Dias, do Botafogo-SP, deixando o goleiro João Carlos sem chances de defesa: 1 a 0.
Os visitantes enfrentaram grande problema na criação e pouco ameaçaram o Coelho, que tomou as rédeas e teve paciência para arriscar nas oportunidades. O ‘novo esquema’ se provou efetivo. Foi pelo meio de campo que começou a construção da jogada do segundo gol.
O argentino Fernando Elizari lançou Juninho para correr pela direita. O volante viu Fabinho se infiltrando na pequena área e fez o cruzamento. O atacante se esticou para mandar a bola para o gol e ampliar o placar: 2 a 0.
A primeira chance do Botafogo-SP veio somente no fim da primeira etapa. Douglas Baggio recebeu de Matheus Barbosa, ficou na cara do goleiro Elias, mas não calibrou o pé e mandou por cima do gol. O América devolveu. Davó teve chance incrível ao tocar por cima do goleiro e arrancou suspiros do torcedor – viu a bola passar raspando.
Segundo tempo
O segundo tempo começou a todo vapor. O América voltou com a mesma força e posicionamento e pressionou. O zagueiro Lucão acertou bola no travessão. Na sobra, o time paulista foi rápido e encaminhou o contra-ataque. O golpe parecia controlado quando Juninho tinha o domínio.
Contudo, o capitão perdeu a posse para Alexandre Jesus, que se viu com o caminho completamente livre para correr rumo ao gol. Toda a equipe do Coelho estava no campo ofensivo. Juninho não conseguiu vencer o adversário na corrida. Jesus ficou cara a cara com Elias e não desperdiçou – escolheu onde bater: 2 a 1.
Depois do banho de água fria, o Coelho precisou se reformular, mas não acertou o ritmo. Do outro lado, o Botafogo-SP cresceu e conseguiu trabalhar melhor as oportunidades. O time visitante se mostrou mais competitivo e fez o goleiro Elias trabalhar. O alviverde também assustou, principalmente em jogada de Fabinho, que forçou Lucas Dias a tirar quase em cima da linha.
Em um contra-ataque, Alexandre Jesus foi novamente lançado e recebeu na frente. Ele chutou por cima de Elias e balançou a rede. O impedimento foi assinalado imediatamente, e o VAR confirmou a irregularidade. O camisa 9 o corpo projetado à frente.
Com o susto, o Coelho ligou o alerta e não demorou para devolver. Daniel Júnior recebeu cruzamento da esquerda na frente de Matheus Barbosa, na entrada da área. Ele deu uma caneta em Schappo e tocou na saída de João Carlos para marcar: 3 a 1.
Minutos depois, Alexandre Jesus acertou cabeçada para diminuir o placar, mas estava novamente em posição de impedimento.
AMÉRICA 3 X 1 BOTAFOGO-SP
América
Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges aos 34 do 2T), Éder, Lucão e Marlon; Alê, Juninho, Felipe Amaral (Wallisson aos 21 do 2T), Fernando Elizari (Daniel Júnior aos 21 do 2T); Fabinho (Vinicius aos 34 do 2T) e Matheus Davó (Thauan Willians aos 10 do 2T). Técnico: Cauan de Almeida
Botafogo-SP
João Carlos; Thassio (Emerson Ramon, no intervalo), Fábio Sanches (Jean Victor aos 28 do 2T), Bernardo Schappo; Lucas Dias; Matheus Barbosa, Patrick Brey (Ronald Camarão aos 37 do 2T); João Costa (Bruno Marques, no intervalo); Fillipe Soutto (Gustavo Bochecha, no intervalo), Alexandre Jesus e Douglas Baggio. Técnico: Paulo Gomes
Gols: Marlon aos 12 do 1T, Fabinho aos 27 do 1T, Alexandre Jesus aos 4 do 2T, Daniel Júnior aos 39 do 2T
Cartões amarelos: Douglas Baggio, Matheus Barbosa, Bernardo Schappo (Botafogo-SP), Felipe Amaral, Wallisson (América)
Motivo: 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 09/8/2024 (domingo)
Horário: 21h30
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado-TO
Assistentes: Cipriano da Silva Sousa-TO e Luis Carlos de Franca Costa-RN
VAR: Paulo Roberto Alves Junior-PR
Público: 2.138
Renda: R$21.636,00