Enfim, o América deu sinais de que pode se recolocar na briga pelo acesso. O Coelho não foi brilhante, mas apresentou um futebol de muita eficiência – especialmente no primeiro tempo – para golear o Guarani por 3 a 0 neste domingo (8/9), no Independência. O meio-campista Rodriguinho e os atacantes Matheus Davó e Renato Marques marcaram os gols do jogo, válido pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Foi uma noite sem grande sofrimento para os donos da casa. Os comandados de Lisca tiveram menos a bola e viram o Bugre crescer na etapa final, mas sem tantas chances claras. Na frente, a sorte de um desvio que surpreendeu o goleiro Wladimir, no primeiro gol, e um contragolpe preciso, no segundo, encaminharam o placar no primeiro tempo.
No segundo, os americanos viram o adversário esboçar uma pressão. Recuado, o Coelho não sofreu, mas atacou pouco. Num raro contragolpe, viu Renato Marques encerrar o jejum de gols que durava desde 24 de maio e fechar a goleada.
Com o resultado, o América encerra um jejum de quatro jogos sem vencer na Série B: eram dois empates e duas derrotas em sequência. O Coelho sobe para a sétima posição, com 38 pontos – quatro a menos que os 42 do Vila Nova, primeiro time do G4.
Por outro lado, o Guarani vê o fim de uma série positiva. O lanterna vinha em recuperação, com três vitórias e um empate nas rodadas anteriores. Os campineiros seguem em último, com 21 pontos, quatro abaixo do 16º colocado Ituano, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Próximos jogos de América e Guarani
América e Guarani voltam a campo no próximo fim de semana pela 26ª rodada. No sábado (14/9), o Bugre visita o Paysandu na Curuzu, em Belém, às 17h.
O Coelho também joga fora de casa, no domingo (15/9). O rival será ninguém menos que o Santos, na Vila Belmiro, a partir das 18h30.
O jogo
Na reestreia em casa, o técnico Lisca optou por mexer bastante na formação do time. Foram cinco alterações em relação à derrota por 1 a 0 para o Mirassol, no interior paulista, na última terça-feira (3/9).
Éder, Felipe Amaral, Fabinho e Vinícius deram lugares a Lucão, Fer Elizari, Rodriguinho e Adyson. A quinta mudança foi forçada: no gol, Dalberson retomou a posição no lugar de Elias, ausência por conta de uma fratura na mão esquerda.
As trocas deram certo. Foi um primeiro tempo em que o América sobressaiu pela eficiência – ofensiva e defensiva. Mesmo com menos posse de bola (52% a 48%), os donos da casa pouco sofreram atrás e afiaram a pontaria no ataque.
Aos 17 minutos, a sorte jogou a favor. Matheus Davó finalizou, a bola desviou em Salustiano e enganou o goleiro Vladimir. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa americana.
Acuado, o Guarani não conseguiu ser sombra daquele time que emendou quatro jogos sem perder e esboçava uma reação nas últimas rodadas. A equipe saía lentamente do campo defensivo e esbarrava na falta de capacidade criativa dos atacantes – problema agravado com a saída de Airton, com entorse no joelho.
O cenário não era nada mau para o América. O time de Lisca manteve o ritmo cadenciado da partida, que lhe favorecia, e foi preciso para ampliar a vantagem aos 41. Em um raro contra-ataque, Adyson, sozinho, cruzou para Rodriguinho testar para as redes: 2 a 0.
Golpe fatal
A posse de bola do Guarani aumentou (chegou a ser de quase 60%) e avançou alguns metros na etapa complementar. Recuado, o América parou de contragolpear, mas corria poucos riscos defensivos diante de um adversário nada criativo.
O técnico Alan Aal tentou de tudo para mudar o cenário do jogo. Chegou até a substituir o artilheiro do campeonato, Caio Dantas (nove gols), por Lohan. Mas o ritmo continuava lento.
No finzinho, o Coelho ainda conseguiu ampliar a vantagem. Aos 44′, Renato Marques – que havia saído do banco – tirou a ‘zica’ e completou para as redes um cruzamento rasteiro de Rodriguinho: 3 a 0. O fim de um jejum de gols que durava desde 24 de maio e o golpe fatal para a goleada americana.
AMÉRICA 3 X 0 GUARANI
América
Dalberson; Daniel Borges, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê (Mateus Henrique, aos 46′ do 2ºT), Fernando Elizari (Fabinho, aos 19′ do 2ºT) e Juninho; Rodriguinho (Moisés, aos 46′ do 2ºT), Adyson (Felipe Amaral, aos 27′ do 2ºT) e Matheus Davó (Renato Marques, aos 27′ do 2ºT).
Técnico: Lisca
Guarani
Vladimir; Guilherme Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson (Emerson Barbosa, aos 23′ do 2ºT); Gabriel Bispo (Anderson Leite, no intervalo), Matheus Bueno e Luan Dias; João Victor (Reinaldo, aos 33′ do 2ºT), Airton (Marlon Douglas, aos 39′ do 1ºT) e Caio Dantas (Lohan, aos 24′ do 2ºT).
Técnico: Allan Aal
- Motivo: 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data: domingo, 8 de setembro de 2024
- Local: Independência, em Belo Horizonte
- Gols: Matheus Davó, aos 17′, Rodriguinho, aos 41′ do 1ºT, e Renato Marques, aos 44′ do 2ºT (AME)
- Cartões amarelos: Gabriel Bispo, aos 13′ do 1ºT, Anderson Leite, aos 7′, e Luan Dias, aos 19′ do 2ºT (GUA)
- Público: 2.647 torcedores
- Renda: R$ 29.834,00
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Wallace Muller Barros Santos (RJ)
- VAR: Philip Georg Bennett (RJ)