FUTEBOL NACIONAL

Clube tradicional sem divisão no Brasileiro relembra conquista histórica

Clube tradicional comemora 12 anos da conquista do único título nacional de sua história; campanha rendeu comparações ao Barcelona na época
Foto do autor
Compartilhe

A Portuguesa relembrou nas redes sociais a conquista da Série B de 2011, único título do clube nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. À época, a equipe ganhou notoriedade no cenário nacional e ganhou o apelido de ‘Barcelusa’.

“Há 12 anos, a Portuguesa conquistou o título da Série B do Brasileiro e após uma campanha memorável, ficou conhecida como Barcelusa”, escreveu o perfil oficial do clube na legenda da foto.

Mais de uma década depois da conquista, a Portuguesa está sem divisão nacional para 2024. A Lusa também não jogará a Copa do Brasil do próximo ano. As competições no calendário são a Série A1 do Paulistão e, possivelmente, a Copa Paulista.

Barcelusa e o título da Série B de 2011

Em 2011, a Lusa se sagrou campeã da Série B com 81 pontos, 17 a mais que o vice Náutico. Em 38 jogos, o clube paulista acumulou 23 vitórias, 12 empates e três derrotas. )O time marcou 82 gols, com uma média superior a de dois gols por jogo.

Além do melhor ataque da Segunda Divisão, a Lusa teve a defesa menos vazada, com 38 gols sofridos.

O jogador que mais marcou pela Lusa na competição foi o atacante Edno, um dos destaques da campanha. Ele anotou 13 gols na competição, oito a menos que o artilheiro Kieza, do Náutico, com 21 gols.

Compartilhe