SÉRIE B

Série B: do que cada time com chance de acesso precisa para subir?

Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport disputam duas vagas na próxima Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Há duas vagas em aberto no G4 da Série B. Vitória e Criciúma já garantiram o acesso, enquanto outros seis times lutam pela classificação à elite do Campeonato Brasileiro. As dez partidas da 38ª rodada serão disputadas no próximo sábado (25/11), a partir das 17h.

Ainda contam com chances de classificação as seguintes equipes: Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport. Veja na lista abaixo o que cada uma delas precisa fazer para subir à Série A.

Juventude e Vila Nova

O Juventude depende apenas de si para terminar no G4. Os gaúchos estão em terceiro, com 62 pontos, e enfrentam o Ceará fora de casa na última rodada da Série B. Uma vitória simples garante o acesso do time alviverde, que também pode subir caso não pontue menos que quatro dos cinco rivais diretos.

Quarto colocado, o Vila Nova encerra sua participação na Série B em jogo contra o lanterna ABC, fora de casa. Para voltar à Primeira Divisão, a equipe goiana precisa apenas fazer a própria parte ou torcer por tropeços dos adversários. Apesar de a situação ser semelhante à do Juventude, os goianos têm um ponto a menos (61).

Atlético-GO

Empatado em pontos com o Vila Nova, o Atlético-GO se encontra em situação mais delicada na competição nacional. O Dragão está atrás do Tigre nos dois principais critérios de desempate: número de vitórias (17 a 16) e saldo de gols (20 a 8).

Para subir, o Atlético-GO precisa ultrapassar em pontos o Juventude ou o Vila Nova. O último confronto é com o Guarani, em casa.

Novorizontino, Mirassol e Sport

Três clubes têm 60 pontos na Série B. O mais bem colocado é o Novorizontino, que venceu 18 vezes até aqui. Logo atrás vêm Mirassol e Sport, que tem 17 e 16 triunfos no campeonato, respectivamente.

Se conseguir pelo menos igualar a pontuação dos times mais bem colocados, o Novorizontino leva vantagem na luta pelo acesso, pois é o terceiro com maior número de vitórias na Segundona. Os paulistas, no entanto, precisam de tropeços de pelo menos dois dos adversários acima.

Mirassol e Sport dependem de combinação de resultados ainda maior, pois não possuem força no critério primário de desempate. O Leão da Alta finaliza a competição diante do Tombense, em casa, e o Leão da Ilha enfrenta o Sampaio Corrêa, no Recife.

Classificação da Série B

  1. Vitória – 72 pontos
  2. Criciúma – 64 pontos
  3. Juventude – 62 pontos
  4. Vila Nova-GO – 61 pontos (17 vitórias)
  5. Atlético-GO – 61 pontos (16 vitórias)
  6. Novorizontino – 60 pontos (18 vitórias)
  7. Mirassol – 60 pontos (17 vitórias)
  8. Sport – 60 pontos (16 vitórias)
  9. CRB – 57 pontos (16 vitórias)
  10. Guarani – 57 pontos (15 vitórias)
  11. Ceará – 50 pontos
  12. Botafogo-SP – 47 pontos
  13. Avaí – 43 pontos (um jogo a menos)
  14. Ituano – 41 pontos
  15. Ponte Preta – 39 pontos
  16. Tombense – 37 pontos (nove vitórias)
  17. Chapecoense – 37 pontos (oito vitórias)
  18. Sampaio Corrêa – 36 pontos (um jogo a menos)
  19. Londrina – 28 pontos
  20. ABC – 22 pontos

Jogos da 38ª rodada da Série B*

  • Ponte Preta x CRB
  • Atlético-GO x Guarani
  • Avaí x Ituano
  • Botafogo-SP x Londrina
  • Novorizontino x Criciúma
  • Sport x Sampaio Corrêa
  • Ceará x Juventude
  • Chapecoense x Vitória
  • Tombense x Mirassol
  • ABC x Vila Nova

Todos os jogos estão previamente marcados para sábado, 25/11, às 17h

Compartilhe