AMÉRICA

Dirigente do América explica ‘tratamento especial’ de Benítez para evitar lesões

Benítez, do América, sofreu com série de lesões em 2023; clube contratou especialista para aprimorar parte física do jogador
Foto do autor
Compartilhe

Uma das peças principais do América, o meio-campista Benítez sofre lesões com certa frequência. Em busca de aprimorar o físico do jogador para melhor e mais contínuo desempenho em campo, o América contratou especialista para guiar o ‘tratamento especial’ do atleta no CT Lanna Drumond.

Em entrevista ao podcast do canal “Sou Deca”, Euler Araújo, membro do Conselho de Administração do América, que está envolvido nas questões diárias do clube, contou sobre a decisão de melhorar a parte física de Benítez. De acordo com ele, todo o procedimento com o jogador começou no início da temporada.

“O nível de intensidade do treino do Benítez era baixo, e isso vem do mental dele. Ele tinha medo de contundir. Quando ele trabalha em alta intensidade, a fibrose começa a doer e ele acha que vai machucar. Um ciclo vicioso”, começou Euler.

“Então passamos para a ciência. Fomos atrás de um especialista que trabalha com performance do atleta. Ele veio a BH primeiro, e o Benítez foi até a clínica, em Maringá, e fez um trabalho de biomecânica. Um trabalho muito detalhista. E o médico fez um diagnóstico muito preciso. Foi um sacrifício, ele precisou ficar uns dias sem jogar”

Euler Araújo, dirigente do América

O dirigente falou que a melhora nos treinamentos do meio-campista já são notáveis. Peça fundamental do setor, Benítez é o grande armador da equipe. Segundo Euler, os números do jogador de 29 anos apresentaram crescente significativa desde a época que ele chegou ao clube, em 2022.

“O Salum teve uma conversa muito franca com o Benítez e o Benítez falou que queria (passar pelo tratamento). Nós temos duas pessoas especialistas que a clinica trouxe para Belo Horizonte. Um tratamento biomecânico, com equilibro de musculatura, postura. A passada dele é mais curta e isso gera estresse muscular. Hoje o Benítez tem capacidade de jogar em alta intensidade 60 minutos. Ele deu um testemunho bacana e disse que, bem fisicamente, consegue fazer as jogadas. Porque muitas vezes ele pensava e não conseguia. As vezes ele não se arriscava mais”, falou.

O que é biomecânica?

A biomecânica estuda os movimentos humanos a partir de conceitos anatômicos, fisiológicos e mecânicos. Além disso, investiga e analisa os sistemas biológicos, compreendendo os efeitos das forças mecânicas exercidas sobre o corpo humano.

O estudo compreende desde movimentos de trabalho e esporte ou até mesmo os mais simples e diários. O objetivo do tratamento é descrever, analisar e avaliar o movimento humano de forma geral.

Benítez no América

Em 2023, Benítez disputou 41 jogos, marcou nove gols e deu 11 assistências com a camisa alviverde. Nesta temporada, ele esteve em seis jogos e balançou as redes uma vez, além de ter contribuído com uma assistência.

Ano passado, o jogador sofreu com múltiplas lesões na coxa – chegou a ficar um mês fora de combate, e quando se recuperou, não voltou entre os titulares. No início desta temporada, ele também ficou de fora por causa de lesão na panturrilha.

Compartilhe