A bola vai rolar para a Série B do Campeonato Brasileiro a partir desta sexta-feira (19/4). A competição terá 20 clubes se enfrentando em turno e returno, em um total de 38 rodadas.
Os quatro mais bem colocados sobem à Série A, ao passo que os quatro últimos caem para a Série C. O torneio termina em 26 de novembro.
A edição de 2024 é a 42ª da Série B, a 18ª por pontos corridos. Cinco clubes de Minas Gerais conquistaram o título – um deles em duas oportunidades.
1971 – Villa Nova
A primeira edição da Série B do Campeonato Brasileiro contou com 23 clubes. O representante de Minas Gerais foi o Villa Nova.
O Leão do Bonfim entrou diretamente na segunda fase ao lado de Central-RJ, Mixto-MT e Rodviária-AM. Os outros 19 participantes foram distribuídos em cinco grupos, dos quais apenas o primeiro se classificava.
O Villa passou por Central (segunda fase), Ponte Preta (semifinal) e Remo (final). A campanha geral foi de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas em oito jogos.
1984 – Uberlândia
A Série B de 1984 foi disputada em caráter totalmente eliminatório, similar ao que ocorre na Copa do Brasil. O Uberlândia levantou a taça ao superar Nacional-GO, Guarani, Itumbiara-GO, Botafogo-PB e Remo.
Nos dois jogos contra o Remo na decisão, o Uberlândia ganhou por 1 a 0, em Minas, e empatou por 0 a 0, no Pará. A campanha geral do clube do Triângulo Mineiro foi de seis vitórias, três empates e uma derrota.
O título rendeu ao Uberlândia o acesso à Série A de 1985.
1997 – América
Único mineiro bicampeão da Série B, o América celebrou a primeira conquista em 1997. Foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 23 jogos.
Com 25 equipes, a Série B de 1997 teve quatro fases:
- Primeira fase: 25 clubes em cinco grupos (avançavam os três primeiros de cada chave e o melhor entre os 4º colocados)
- Segunda fase: 16 clubes se enfrentando na série melhor de três confrontos
- Terceira fase: oito clubes em dois grupos (turno e returno)
- Quarta fase: quadrangular final (turno e returno)
No jogo do título, o América ganhou do Vila Nova-GO por 1 a 0, em 7 de dezembro de 1997, no Independência. Celso fez o gol.
O atacante Tupãzinho, do Coelho, terminou como artilheiro da Série B, com 13 gols.
2006 – Atlético
A Série B de 2006 foi a primeira da era dos pontos corridos. O Atlético somou 71 pontos e se sagrou campeão. Em 38 rodadas, o Galo ganhou 20, empatou 11 e perdeu sete.
No jogo do título, o Atlético bateu o Ceará por 1 a 0, no Castelão, em Fortaleza, pela 37ª rodada. O centroavante Marinho balançou a rede na partida e chegou a 17 gols na competição.
O técnico Levir Culpi escalou a equipe com Diego; Luisinho Netto, Daniel Marques, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda (Danilinho), Márcio Araújo, Bilu e Marcinho; Éder Luís (Galvão) e Marinho (Tchô).
2017 – América
O América surpreendeu ao ganhar a Série B no ano em que teve o Internacional como concorrente. O Coelho somou 73 pontos no campeonato (20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas), contra 71 do Colorado.
O título veio na última rodada, diante do CRB, no Independência. O América venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Rafael Lima.
O técnico Enderson Moreira mandou a equipe a campo com Fernando Leal; Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni; Juninho, Ernandes, Ruy (Zé Ricardo) e Felipe Amorim (Renan Oliveira); Luan e Bill.
2022 – Cruzeiro
Rebaixado no Brasileirão de 2019, o Cruzeiro passou por maus bocados na Série B, pois não conseguiu retornar à Primeira Divisão no ano seguinte à sua queda.
Depois de ficar em 11º em 2020 e 14º em 2021, a Raposa enfim obteve o acesso em 2022, primeiro ano de gestão do ex-jogador Ronaldo Nazário na Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Com campanha de 78 pontos em 38 rodadas – 23 vitórias, 9 empates e 6 derrotas -, o Cruzeiro retornou à elite do Brasileirão como campeão da Segundona, ficando à frente de Grêmio, Bahia e Vasco.
Por causa da supremacia na Segunda Divisão, o time treinado por Paulo Pezzolano atingiu os objetivos com antecedência.
- Jogo do acesso: Cruzeiro 3×0 Vasco (31ª rodada) – gols de Filipe Machado, Edu e Luvannor
- Jogo do título: Ponte Preta 1×4 Cruzeiro (32ª rodada) – gols de Zé Ivaldo, Edu e Rafa Silva (2)*
*O Cruzeiro se sagrou campeão no complemento da 32ª rodada, em que Bahia e Grêmio perderam para Chapecoense e Sampaio Corrêa
Série B 2024 – veja os 20 clubes
- Amazonas
- América
- Avaí
- Botafogo-SP
- Brusque
- CRB
- Ceará
- Chapecoense
- Coritiba
- Goiás
- Guarani
- Ituano
- Mirassol
- Novorizontino
- Operário-PR
- Paysandu
- Ponte Preta
- Santos
- Sport
- Vila Nova-GO